Unigranrio/Caxias realiza simpósio internacional sobre câncer

A Unigranrio realiza nesta quinta-feira (16/3) o simpósio internacional “Câncer: avanços recentes”, a partir de 9h30m, na Rua Prof. José de Souza Herdy, 1.160, bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias, RJ. Cientistas e professores de renome nacional e internacional que lideram projetos sobre diagnóstico e tratamento de diversos tipos de câncer confirmaram presença nos painéis desse evento, que faz parte do Programa de Biomedicina Translacional da Unigranrio. Segundo a Organização Mundial de Saúde, até 2030, o câncer poderá afetar 27 milhões de pessoas, levando 13,1 milhões à morte. O Simpósio é um evento aberto a cirurgiões, cientistas, oncologistas, neurologistas, hematologistas, mastologistas, radioterapeutas, estudantes e pesquisadores em geral. Inscrições abertas até o início do Simpósio: basta acessar http://migre.me/wfaT8. www.unigranrio.br. Entrada franca!
Emílio Francischetti: “Este simpósio abordará os mais recentes avanços no diagnóstico e tratamento do câncer”.
Emílio Francischetti, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unigranrio, afirma que “este simpósio abordará os mais recentes avanços no diagnóstico e tratamento da doença do século XXI, antevendo as terapias, cada vez menos invasivas e com menos efeitos secundários nefastos, que estão em vias de serem introduzidas clinicamente e que irão beneficiar milhões de pessoas em todo o mundo”. A coordenadora-geral do Biotrans, professora Virgínia Genelhu, reitera a importância do evento e explica que esse simpósio Simpósio é mais um momento para ampliarmos o conhecimento através de cientistas de nossa universidade e de outras de referência nacional e internacional”. A cientista Virgínia Genelhu responde pelo Núcleo de Pesquisa e Iniciaçào Científica da Unigranrio.

Virgínia Genelhu

Emílio Francischetti
Com a finalidade de trazer novos estudos sobre uma das doenças mais complexas da atualidade, segue a programação:
9h30m – Tal Danino será o conferencista da palestra “Programmable bacteria for cancer”.
Tal Danino, que tem doutorado em Bioengenharia (University of California San Diego), atualmente é diretor do Laboratório de Biologia Sintética da Columbia University, em Nova York (EUA. A pesquisa de autoria dele utiliza ferramentas da biologia sintética, com o objetivo de manipular os circuitos genéticos que permitem às bactérias se comunicar, reproduzir e expressar moléculas dentro de tumores. Esta metodologia tem como foco principal a programação de bactérias para diagnóstico, mas também como terapia para o câncer. Além da sua atuação científica, Tal Danino colabora com o artista plástico Vik Muniz, que construiu no Vidigal uma Escola de Artes Visuais e Tecnologia. Neste mês de março, eles realizarão uma oficina de arte e ciência com crianças de 5 a 10 anos. As atividades terão como objetivo a criação de uma escultura do corpo humano com materiais recicláveis, onde as crianças poderão aprender através da arte o funcionamento do corpo humano.

Tal Danin abrirá o ciclo de palestras no campus Caxias.

Pesquisadores brasileiros e estrangeiros se unem para discutir as novas tendências no tratamento do câncer.
10h30m –Debate sobre o tema “Perspectivas atuais no diagnóstico e tratamento do câncer. Mediadores: Ana Rosa Lopes Pereira Ribeiro e Vivaldo Moura Neto (Unigranrio). A doutora Ana Ribeiro é pesquisadora do Inmetro, na divisão de bioengenharia com toxicidade de nanopartículas em sistemas biológicos. Ela também faz parte do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do Inmetro e do Programa de Pós-Graduação Translacional da Unigranrio. Ana Ribeiro tem publicações em diversas revistas científicas. Sua tese de doutoramento ganhou o prêmio Daniel Jouvance, conferido pela Estação de Biologia Marinha do Museu Nacional de História Natural, na França, sobre o tema ‘Nano-estruturas marinhas e nanotecnologias marinhas de bio-inspiração. Em seu currículo, somam-se também o prêmio pela Sociedade Europeia de Biomateriais e o Prêmio Pulido Valente Ciência, em 2012.
Vivaldo Moura Neto – O cientista e professor Vivaldo Moura Neto é membro titular da Academia Brasileira de Ciência, professor-visitante do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Biomedicina Translacional, do qual participam a Unigranrio, o Inmetro e a Uezo. Ele, que é diretor de Pesquisa do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, é doutor em Ciências pelo Collège de France, Paris, tendo realizado seu pós-doutorado no Instituto Pasteur e na Portsmouth University, Reino Unido. O Professor Vivaldo colaborou com o cientista Carlos Chagas Filho, do Instituto de Biofísica da UFRJ, onde foi Professor Titular. É um dos principais cientistas deste país na área de Neurociências, orientador de um número significativo de dissertações de mestrado e teses de doutorado, projetos de pós-doutorado, participando, assim, da formação de inúmeros docentes e pesquisadores que hoje atuam em várias universidades brasileiras e no exterior. Destaca-se, ainda, sua colaboração em comitês de pesquisa do CNPq, na Capes e FAPERJ.
10h40m – O tema “Desafios da Pesquisa sobre câncer no Século XXI” terá como conferencista Luiz Felipe Ribeiro Pinto
Ele possui doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular pela University College of London (1994). Atualmente é professor-adjunto da UERJ, do Departamento de Bioquímica e coordenador de Pós-Graduação do INCA, além de representante no conselho científico da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC), da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ele tem experiência na área de Oncologia Molecular e Toxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: câncer de esôfago, gastrointestinal, de cabeça e pescoço e biomarcadores. Luiz Felipe coordena o grupo de estudos clínicos e moleculares do câncer de esôfago, que contempla diferentes instituições do Brasil, além de coordenar os Grupos de Tumores em Esôfago, Estômago, de Cabeça e Pescoço, no INCA.

Luiz Felipe Ribeiro Pinto é um dos convidados desse Simpósio.
11h20m – “miRNAS e o câncer oral: perspectivas” terá como conferencista Cláudia Maria Pereira.
Ela é cirurgiã-dentista, com mestrado em Ciências, na área de oncologia Oncologia, pela Fundação Antônio Prudente São Paulo (SP) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com linha de pesquisa voltada para as Bases Moleculares das Doenças Bucais. Realizou seu pós-doutorado no Laboratório de Morfogênese Celular (ICB-UFRJ) sob orientação do professor Vivaldo Moura Neto, onde desenvolveu pesquisas no campo da epigenética, com análises do perfil de metilação do DNA e da expressão de miRNAs em câncer de boca, câncer de mama e glioblastoma. Doutor da UNIGRANRIO. Tem experiência na área de Odontologia (com ênfase em Estomatologia) e em Biologia Molecular (com ênfase em Genética do Câncer).
12h – O tema “Câncer de mama: estado de arte” terá como conferencista Maurício Augusto Magalhães da Costa.
Ele possui doutorado em Ciências (Ginecologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É ex-presidente da Federação Latino-Americana de Mastologia e atual secretário-geral da Senologic International Society (SIS). É membro do Board of Directors da International Gynecologic Cancer Society (2016-2018), e diretor da Seção de Mastologia do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (2008-2017). Atualmente é o coordenador do Núcleo de Mama do Américas Centro de Oncologia Integrada, pesquisador e colaborador do Laboratório de Marcadores Circulantes do Departamento de Patologia da FCM-UERJ, além do Laboratório de Enzimologia e controle do Metabolismo, no departamento de Biotecnologia Farmacêutica do CCS-UFRJ. Maurício preside o Conselho do Centro Médico do Américas Medical City. Ele recebeu os prêmios Madame Durocher da Academia Nacional de Medicina , em1997 e 2003, e Prêmio Antônio Franco Montoro em 2014. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Mastologia, atuando principalmente nos seguintes temas: câncer de mama, mastologia, prevenção e tratamento do câncer ginecológico.