Universitário da Carolina do Norte (EUA) conclui pesquisa sobre meio ambiente com apoio da Unigranrio

Mitchell Jacob Ryan: “Ao longo de minhas entrevistas, percebi a pluralidade de experiências que os moradores de Duque de Caxias têm com enchentes, além do potencial da Unigranrio como instituição acolhedora. Eu recomendo que outros universitários americanos conheçam os projetos dessa universidade”.
A Unigranrio está ficando cada vez mais em evidência com o aumento de intercâmbios internacionais, como este promovido entre a Escola de Educação, Ciências, Letras, Artes e Humanidades (ECELAH) e a Universidade da Carolina do Norte, Chapell Hill (EUA). O universitário Mitchell Jacob Ryan (22), que cursa Geografia e Ciências Ambientais nessa universidade, está em Duque de Caxias desde o dia 21 de junho para pesquisar os impactos das enchentes na vida de moradores dos quatro distritos. Ele visitou as comunidades de Vila Urussaí, em Saracuruna; Café Torrado, em Xerém; Rio Calombé, no Pilar; e Lagunas e Dourados, no Centro. Em breve, ele retornará aos EUA com a certeza de que conseguiu êxito em seu trabalho de campo, sob orientação da professora da Unigranrio Cleonice Puggian, que é doutora pela Universidade de Cambridge e pós-doutora em Educação pela UERJ.
Universitário de Geografia e Ciências Ambientais vem ao Brasil para fazer pesquisa de campo.
Nesse vídeo, é possível entender o depoimento de Mitchell Jacob Ryan, que escolheu falar em português, já que esta é a sua terceira viagem ao Brasil. Mitchell Jacob Ryan faz questão de apontar os problemas e possíveis ajustes que devem ser realizados pelo poder público. Ele ainda elogia a competência de nossos professores, a infraestrutura da Unigranrio e as ações no entorno de comunidades próximas à universidade.
Cleonice Puggian dá apoio à pesquisa de universitário americano e passa a representar a Unigranrio no Comitê de Bacia da Baía de Guanabara-Subcomitê Oeste.
Cleonice Puggian, professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades, Culturas e Artes, acaba de assumir mais um cargo importante. Nesta última terça-feira, ela foi designada como representante da Unigranrio no Comitê de Bacia da Baía de Guanabara-Subcomitê Oeste. Cleonice também confirma que a Unigranrio segue seu lema de Ir além da sala de aula, garantindo que o número de estudantes intercambistas cresça a cada dia. No último ano, por exemplo, o número de norte-americanos estudando em universidades americanas cresceu 14%, embora o principal destino deles seja a Região Sudeste.

Cleonice Puggian explica mais sobre a importância dessa pesquisa em Duque de Caxias.

Reitor da Unigranrio elogia o trabalho de pesquisa realizado por aluno da Universidade da Carolina do Norte (EUA) e estimula a continuidade de intercâmbio entre as instituições de ensino.
O reitor Arody Herdy recebeu Mitchell Jacob Ryan e a professora Cleonice Puggian na Reitoria. Ele ficou satisfeito ao saber que Ryan fez de seu trabalho um amplo estudo sobre os principais problemas ambientais no município de Duque de Caxias. “Aqui nessa região, nós temos muitos problemas de enchente por conta do poder público, que permite que moradores façam suas casas em áreas de risco, causando sérios problemas ambientais. O assoreamento crescente da Baía de Guanabara é outra questão séria. Um simples olhar de quem passa pela Linha Vermelha, por exemplo, pode notar o problema. Nós já tivemos em Duque de Caxias uma rica região de manguezais, onde moradores viviam da extração e da comercialização de caranguejos. Eu desejo que outros alunos visitem a nossa universidade, e que possamos promover a ida de outros nesse processo de ensino tão diferenciado e edificante”, conclui Arody Herdy.