Unigranrio/Magé e Sebrae realizam Semana de Administração com temas sobre empreendedorismo e gestão

Quando o assunto é visão de longo alcance, ideias inovadoras, habilidade de planejamento e vontade de acontecer, mesmo tendo que transpor os fantasmas da inflação e a recessão que nos cerca, a palavra de ordem é qualificação. E foi a partir disso que a Semana de Administração funcionou como uma grande orquestra em diversos campi da Unigranrio, com temas e palestrantes superafinados, além de novidades e tendências de mercado. Em Magé, nos dias 8 a 11 de setembro, por exemplo, não faltaram assuntos que harmonizam empreendedorismo e gestão, sempre com ótimos debates e a presença dos alunos dessa unidade. O Sebrae fez parceria com a Unigranrio/Magé, o que facilitou na escolha de temas e dos palestrantes convidados. Janaína Meyer, do Sebrae, deu apoio integral às fases de planejamento e de execução da Semana de Administração.

Sebrae teve papel importante na organização desse evento.
O gestor da Unigranrio/Magé, Cristiano Menezes, contou com a colaboração de Oneide Machado, assistente da coordenação do curso de Administração; de Josué Silva, coordenador do curso de Administração; e de Fred Schiffer, diretor da ESCA. O Sebrae foi responsável pela presença de empresários e de funcionários que compareceram às palestras da Semana de Administração. Aliás, os alunos ainda puderam participar de diversos sorteios oferecidos por empresas parceiras, como Nestlé, Nalin, NovoLare e Rose Eletromóveis.
Os temas abordados no encontro de Administração foram os seguintes:
Dia 8 – “O microempreendedor individual”, por Sérgio Mello.
Sérgio abordou, entre outros assuntos pertinentes ao tema, sobre a nova postura do empreendedor individual, como forma de incentivo ao empreendedorismo inclusive a produtos e serviços desenvolvidos a esse tipo de público. Na pauta dessa palestra, os alunos puderam entender que cidadania empresarial é uma nova porta que se abre para quem recebe até R$60 mil por ano, dando oportunidade para que milhões de brasileiros saiam da informalidade e dialoguem de igual para igual com nesse segmento de mercado.


Dia 9 – “O comportamento do empreendedor”, por Joaquim Fagundes.
Ele alavancou um tema dos mais interessantes na área de Administração.
Para nossos alunos que estão de olho num futuro de sucesso, o palestrante abriu os olhos de nossos acadêmicos com dicas fundamentais: aumentar a rede de contatos, implantar estratégias para estimular inovação e aspectos de gestão financeiras e melhorar o processo de decisão gerencial. E não faltaram orientações quanto aos pontos básicos, como marketing, recursos humanos e área de finanças.
Dia 10 – “A importância e o papel do gestor dentro das organizações”, por Robson Santarém.
Robson encontrou os acadêmicos em plena efervescência de ideias e de perguntas. Sua palestra esclareceu muito a eles, a começar pelo ditado que diz “para ser líder, é preciso que haja liderados”. Entre tantos conselhos, ele lembrou que um líder precisa saber inspirar e influenciar seus comandados, dando-lhes ferramentas para saibam tomar decisões e alcançar resultados. Nisso tudo, entende-se o líder como um educador que mostra os caminhos das reais potencialidades, valores e habilidades de seus alunos.

Dia 11 – “A importância e o registro da Marca”, por Maristela pessoa Ramos.
Esta última palestra serve como reflexão aos que almejam abrir sua empresa. O registro de marca é fundamental para impedir o uso indevido de imagem de um determinado tipo de negócio. A conferencista explicou que tudo deve ser feito com critério para se evitar futuros problemas jurídicos, já que um nome escolhido para uma simples empresa pode ter seu nome devidamente registrado no Instituto Nacional Propriedades Industriais (INPI). Os registros, que podem ser feitos pela internet, valem, em média, por 10 anos.
