Unigranrio promove evento sobre fisioterapia em pediatria

A paixão pelo que fazemos diariamente tem reflexos de evidência nas ações desenvolvidas pelos professores de Fisioterapia da Unigranrio Cleide Câmara e Newton Júnior, com apoio irrestrito do coordenador desse curso, Álvaro Camilo. A história de sucesso deles, sempre apoiada por acadêmicos, resultou na “Jornada de Fisioterapia em Pediatria”, na Unigranrio/Caxias. A programação de palestras foi diversificada com temas como ética, fisioterapia na UTI pediátrica, atendimento humanizado, fonoaudiologia no atendimento na UTI neonatal, nutrição e psicologia.
Representante do Conselho Regional de Fisioterapia (Crefito2) elogia evento promovido pela Unigranrio.
Quem reconhece a importância dessa jornada de fisioterapia é Adalgisa Maiworm Bromerschenckel, membro da Comissão em Fisioterapia do Conselho Regional de Fisioterapia (Crefito2). Em sua palestra, Adalgisa falou sobre “Código de ética aplicado à fisioterapia pediátrica”. Veja o depoimento dela no vídeo a seguir.
Ex-aluna de Fisioterapia, formada em 2000, reencontra a professora Cleide Câmara e reconhece a qualidade desse curso na Unigranrio.
A fisioterapeuta Lucilene Carvalho, formada na Unigranrio em 1999, foi aluna da professora Cleide Câmara. Ela conta de seu orgulho em ter participado da primeira turma desse curso, de seu aprendizado e reconhecimento por ter escolhido a universidade ideal para sua projeção profissional. Veja mais em seu depoimento em vídeo.
Cleide Câmara faz a diferença no ensino de fisioterapia.
A fisioterapeuta Cleide Câmara, supervisora do estágio em Pediatria, faz história e projeta seu nome entre os mais importantes professores dessa universidade. Ela sempre busca inspiração em seus ideiais, seja dando aula ou mesmo na Clínica-Escola do curso de Fisioterapia, na Policlínica Duque de Caxias (PDC-Caxias). Ela sempre está à frente de muitas demandas, porque é engajada, estimula seus alunos com sua vasta experiência, além de acreditar no trabalho coletivo e multidisciplinar. Vamos ver seu depoimento no vídeo a seguir.
O fisioterapeuta que humaniza, emociona e ajuda a salvar vidas utiliza a arte do circo no processo de cura.
A vida é a arte do encontro, como dizia o poeta Vinícius de Moraes. Guilherme Cherene, fisioterapeuta da “Trupe Miolo Mole”, além de outro colega de trabalho, mostrou em um vídeo o trabalho que essa equipe faz nos hospitais. Tudo se parece com o que os “Doutores da Alegria”, organização que utiliza a arte do palhaço para intervir junto a crianças, adolescentes e pessoas internadas em condição de vulnerabilidade e risco social. A diferença no trabalho da “Trupe Miolo Mole” é que as histórias e abordagens são feitas por fisioterapeutas. Vamos ver um pouco sobre o que eles t6em a dizer neste vídeo:
Palestras & Palestrantes.
O evento, que está em sua segunda edição teve muitos atores diferenciados, cada qual na defesa de um tema relevante. “O código de ética aplicado à fisioterapia”, por Jorge Luiz; “O Protagonismo da fisioterapia na UTI pediátrica”, por Guilherme Cherene; “O atendimento humanizado ao paciente pediátrico”, “Fisioterapia na UTI pediátrica – uma visão diferenciada”, por Benize Souza; “Fonaudiologia no atendimento na UTI neonatal”, por Maria Carolina; “Atuação da nutricionista no CTI pediátrico”, por Mônica Rodrigues; e “Atuação do psicólogo na clínica infantil”, por Mylena Lopes.