Unigranrio lança curso inédito de especialização sobre desenvolvimento sustentável aplicado à gestão pública

A preocupação com a gestão pública no Brasil e com administração de baixa qualidade em empresas, instituições e ONGs motivou a Unigranrio a lançar um curso inédito de especialização lato sensu, na Baixada Fluminense: “Administração Pública para o Desenvolvimento Regional Sustentável”. Ele terá início a partir de 20 de março (de 19 às 22 horas), com duração de seis meses, voltado para profissionais de diversas áreas, especificamente para consultores com foco no desenvolvimento sustentável aplicado à gestão pública. A coordenação desse curso de 450 horas é de José Francisco de Carvalho Rezende, professor-adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unigranrio. Local do curso: Rua Major Frazão, 181, 3º andar, bairro 25 de Agosto, Duque de Caxias (RJ). Inscrições podem ser feitas até o dia 20 de março no Portal Unigranrio: http://migre.me/vVJjz. Informações – Pró-Reitoria de Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão (Propex). Telefone: (21)3219.4040.

“Salas de aula que lembram os ambientes de trabalho nas empresas propiciam melhor entendimento das disciplinas e estudos de casos”.
Prédio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão foi totalmente adaptado às transformações e demandas do atual mercado de trabalho.
O objetivo é atender a profissionais de instituições públicas e privadas, onde cada aluno terá, entre outros, prática e interatividade em ambiente virtual com conteúdos on-line e acervo de mais de 12 mil títulos. O Novo prédio da Pós-Graduação tem estrutura moderna, com anfiteatro, 22 salas distribuídas em seis andares, onde algumas delas estão preparadas para que alunos realizem estudos de cases com ampla tecnológica, o que permite a transferência de conhecimento com maior facilidade. A capacidade atual do prédio permite receber até 1.200 alunos nos mais variados cursos disponíveis. Conheça mais: http://pos.unigranrio.br/
A esperança de um país melhor passa por atitudes como mudança de paradigma. A falta de qualificação afeta a vida das corporações em geral.
As disciplinas propiciarão um diálogo aberto com gestores da administração pública, das empresas, do terceiro setor e de áreas corporativas de desenvolvimento socioambiental. “É necessário que se pense de forma global, integrando a rotina do dia a dia, de nossa família e dos negócios, para que nossas atitudes se afinem com o desejo de um país melhor”, afirma José Rezende . Neste momento em que a Lava-Jato começa a passar a limpo o Brasil é fundamental crer que educação é a palavra-chave em todos os níveis, em especial nas instituições de ensino, com base em educação cívica e de olho nos direitos e obrigações dos cidadãos brasileiros. A Unigranrio lança esse curso inédito na Baixada Fluminense e abre espaço para que outras instituições adotem esse modelo de qualificação Brasil afora.

“Os novos cursos da pós-graduação têm diferenciais que capacitam profissionais em menor espaço de tempo, porém com a mesma eficiência”.

“Localização central, no bairro 25 de Agosto, facilita o acesso às instalações do novo prédio da Pós-Graduação”.

“A recepção da secretaria da Nova Pós-Graduação é composta de profissionais treinados para atender a todo tipo de dúvida sobre os cursos oferecidos em 2017”.
A bandeira de inclusão social e de economia criativa na Baixada Fluminense têm espaço de discussão no curso de pós-graduação ‘Administração Pública para o Desenvolvimento Regional Sustentável’
Nesta região onde residem mais de quatro milhões de pessoas, em 13 municípios, há problemas de sobra, como hospitais à beira do caos, escolas precárias, segurança beirando insegurança, saneamento escasso, desemprego acelerado, falta de planejamento integrado, falta de políticas públicas, crescimento urbano desordenado, logística de trânsito engessada, impostos municipais sem qualquer retorno aos moradores, além de péssima distribuição de renda. Isso pode mudar? Sim, afirma José Rezende, que destaca algumas disciplinas que nortearão os alunos dessa pós-graduação.
Algumas das disciplinas oferecidas: “Planejamento e desenvolvimento sustentável”, “Nova gestão pública e modelos de gestão”, “Finanças públicas”, “Responsabilidade social”, “Controle interno e auditoria ambiental”, “Governança socioambiental”, “Cidadania, cultura e educação”, “Segurança pública e direitos humanos”, “Estado de direito e direito administrativo”, “Globalização e organismos multilaterais”, “Empreendedorismo”, “Ética em ambiente de negócios”.

José Rezende
A coordenação desse curso é de José Francisco de Carvalho Rezende, professor-adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unigranrio.
osé Francisco de Carvalho Rezende é professor-adjunto da linha de pesquisa Estratégia, Governança e Conhecimento. Ele é doutor em Ciências da Administração (UFRJ), especialista em Planejamento e Controle Financeiro, pesquisador na área de ‘Estratégia, Governança e Conhecimento’, além de líder do projeto Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual e Ativos Intangíveis (Unigranrio/CNPq). Sua experiência na área de administração empresarial é notável, com ênfase em Administração de Recursos Humanos e Estratégia Empresarial. Rezende atuou como executivo do Banco do Brasil nas gerências de Estratégia Corporativa e de Desenvolvimento Profissional. Ele é autor do livro “Balanced Scorecard e a Gestão do Capital Intelectual (Rio de Janeiro: Elsevier, 2003).