Unigranrio inaugura primeiro prédio de Pós-Graduação Lato Sensu da Baixada Fluminense

A Unigranrio dá indicadores na educação que equivalem a um passaporte para o futuro, ao inaugurar o prédio da Nova Pós-Graduação e do Centro de Capacitação e Desenvolvimento Regional Sustentável. Cerca de 500 alunos, funcionários e convidados participaram da palestra motivacional “Conhecimento: o único patrimônio pessoal”, que teve como conferencista Francisco Javier Mendizabal Alvarez, professor-doutor na USP. A seguir, todos visitaram as instalações da nova sede da Pró-Reitoria de Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão (Propex), onde o reitor da Unigranrio, Arody Herdy; Nara Pires, pró-reitora da Propex; e José Francisco Rezende, responsável pelo Centro de Capacitação e Desenvolvimento Regional Sustentável, descerraram placa e propiciaram visitação das instalações, seguida de um coquetel. O secretário de Saúde de Duque de Caxias, CamiloJunqueira, representou o prefeito Alexandre Cardoso.
Reitor da Unigranrio, Arody Herdy, chama a atenção para o significado do verbo ousar: “É empreender com coragem!”.

O reitor da Unigranrio abriu o evento no auditório afirmando que “essa nova edificação dá respostas efetivas de que os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, de Extensão, além do Centro de Capacitação e Desenvolvimento Regional Sustentável, reforçam o espírito de equipe e a busca por excelência. “A ousadia deve ser vista como mudança de atitude. Não há significado melhor que expresse a força do verbo ousar; é empreender com coragem. Contemplo os professores Nara Pires e José Francisco Rezende, que são corajosos empreendedores e que contam com equipes muito competentes”, informa o reitor da Unigranrio. Veja abaixo o depoimento de Arody Herdy.
Nara Pires, pró-reitoria de Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão da Unigranrio (Propex), enumera a base de sustentabilidade dessa nova empreitada educacional.

“Destaco três pontos relevantes nessa sessão de inauguração, vitais para o bom funcionamento dessa empreitada: desafio, responsabilidade e compromisso. O Lato Sensu tem como finalidade fornecer ferramentas úteis para o aprimoramento e habilitação profissional. Com tudo isso, seja em termos de aperfeiçoamento de estudos ou de especialização, nossas portas se abrem com vistas a liderar o mercado da área. Tendo em vista toda a área da Baixada Fluminense, nessa região promissora e fértil, é daqui que pretendemos ampliar nossas ações, sempre coerentes com nossos sonhos de profissionais da educação. O encaminhamento profissional é a nossa estrada de atuação”, ratifica Nara Pires. (Veja a seguir o depoimento dela no vídeo, logo abaixo).
Nara Pires justifica que o prédio da pós-graduação se alinha com profissionais de alta competência, com objetivo de oferecer ambiente de troca de experiências voltado ao empreendedorismo.
“Duplica-se a nossa responsabilidade, tendo em vista a combinação em bom nível com os cuidados éticos e morais que devem acompanhar a formação e a vida de nossos alunos. A semente está plantada. Agradeço ao magnífico reitor da Unigranrio, Arody Herdy, cuja visão empreendedora supera todas as limitações; ao pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Unigranrio, Emílio Francischetti; à professora Virgínia Genelhu, diretora do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da Unigranrio; a todos os gestores da Unigranrio; aos colaboradores, em especial a equipe da Propex, e demais pessoas que confiaram e se dedicaram a esse projeto”, completa Nara Pires.

A palestra de Francisco Javier Mendizabal Alvarez deu pistas concretas de que o conhecimento é a melhor ferramenta para se romper barreiras e fazer o Brasil sair da crise motivada pelos desajustes de políticos brasileiros. Francisco também ressalta a importância da inauguração do prédio da Pós-Graduação Lato Sensu.
“Posso lhes garantir que é muito auspicioso ver que, no momento em que empresas deixam de investir e, respectivamente, empregos deixam de existir, a Unigranrio empreende e realiza um projeto como esse, que tem importância vital para o nosso país. O que falta ao Brasil é estudo, conhecimento formal, para que as pessoas assumam seu verdadeiro papel de cidadão. Ações como esta da Unigranrio dão a verdadeira dimensão das ações positivas e de coragem, justamente nessa hora em que o país clama por mudança. A Unigranrio esquece o governo e a crise, e se volta para o crescimento. Vocês devem se sentir orgulhosos, digo isso para os docentes, discentes e administradores, que se engajam nesta nova etapa em busca de desenvolvimento social”, completa Francisco Javier Mendizabal Alvarez.

Aqui vai a legenda da fotografia.

O consultor Francisco Javier Mendizabal Alvarez, doutor em Administração pela USP, disse que conhecimento formal e experiência devem caminhar juntos, mas sempre com audácia e determinação (na foto, ele recebe uma placa comemorativa das mãos de Nara Pires).
“Eu ralei muito na vida, mas posso dizer que cheguei até aqui graças a um motivo especial: o de ter estudado muito. Não recebi bolsa de estudo ou alguma outra vantagem na vida. Eu sou do tempo sem internet e sem celular, do tempo em que nos comunicávamos através de cartas, algo muito relevante. Num ambiente de velocidade, tal como vivemos atualmente, é necessária muita audácia, a exemplo do que a Unigranrio fez ao lançar algo em torno da transformação. Eu, que estudo muito a área de varejo, posso adiantar a vocês a necessidade do binômio conhecimento formal e experiência. Uma das frases que eu mais ouço é: ‘a universidade está distanciada do mundo real’. Em boa parte das vezes, as empresas estão erradas, porque as universidades trabalham o presente, mas com ênfase no futuro”, explica Francisco Alvarez, que também é professor de várias instituições brasileiras, além de autor de livros.
Francisco Alvarez discursa e provoca reflexão constante com o público universitário. Ele, que tem o talento nato dos grandes oradores e executivos, falou sobre seu diário de vida e os muitos obstáculos que teve de atravessar nesse percurso. Para ele, educação continuada vale pontos preciosos na carreira profissional de quem deseja ir além da sala de aula.
“Eu não posso passar 10 anos dominando um assunto da mesma forma. Eu tenho que juntar o conhecimento, mas sempre de olho nos novos modelos e conceitos. Quando ficamos atados a uma só técnica durante anos, retrocedemos e desaprendemos. Eu digo tudo isso para afirmar que os tempos difíceis são para aqueles que se acomodam no tempo. O mundo de hoje nos impulsiona a estudar cada vez mais. O diploma, hoje, não serve para nada. Antigamente, na década de 60, bastava concluir o curso superior para almejar sucesso na vida profissional. Eu vejo que a trilha do conhecimento nos direciona para um futuro sem sustos e sem apagão de mão de obra. Não dá mais para a gente fazer parte da sociedade sem o conhecimento contínuo e sem pesquisas. A Unigranrio está de parabéns”, conclui Alvarez, que foi aplaudido efusivamente..

Novidades que apressam a qualificação profissional.
Chegaram os cursos de Pós-Graduação mais rápidos, que preparam os profissionais na velocidade que o mercado de trabalho exige. Especialização, MBA e Atualização formam o tripé dessa nova tendência de ensino. A Unigranrio cumpre de modo inédito, em Duque de Caxias e no Rio de Janeiro (Lapa e Barra da Tijuca), cursos presenciais de apenas seis meses nas áreas de Educação e Humanas, Gestão, Tecnologia e Saúde. As inscrições para os cursos de pós-graduação Lato Sensu podem ser feitas em pos.unigranrio.br

Aprimorar os conhecimentos amplia as oportunidades no mundo corporativo.
Os números mostram a tendência das empresas por funcionários mais capacitados e, dessa forma, um maior esforço e estímulo de profissionais em buscar aperfeiçoamento através de cursos e especializações, afim de ascender profissional e financeiramente na carreira. Aprimorar os conhecimentos amplia as oportunidades no mundo corporativo. Os novos cursos lançados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão são vantajosos, sobretudo em tempos de crise. Finalmente, chegou a hora de manter-se conectado com o mercado e suas tendências e inovações, e de olho na educação continuada.
Os 61 cursos já estão disponíveis aos interessados, que podem entrar em contato, de segunda a sexta-feira, sempre das 9 às 18 horas. Informações e inscrições: (21)3219.4040. pos.unigranrio.br.