Unigranrio faz parceria com Society of Petroleum Engineers (SPE)

A boa notícia para o curso de Engenharia de Petróleo e Gás da Unigranrio é a conquista de espaço no seleto grupo de instituições de ensino superior junto à Society of Petroleum Engineers (SPE), associação mundial de profissionais que atuam em exploração & produção em indústrias de petróleo. Essa instituição que compartilha conhecimento, tecnologia e oportunidades de trabalho acaba de completar 30 anos. Ela tem como destaque o Comitê Young Professionals, constituído por jovens estudantes, assim como recém-formados até 36 anos de idade. Para se ter ideia da grandeza dessa sociedade, a SPE registra mais de 124 mil membros em 135 países. Neste ano, a Unigranrio sediará alguns eventos relacionados à SPE.

SPE proporciona diversos programas científicos para estudantes e profissionais, inclusive no Brasil.
Hoje, a SPE Brasil conta com dois mil associados nas seguintes seções: Bahia/Sergipe, Macaé e Brasil (que engloba Rio de Janeiro e demais regiões). Entre os programas idealizados pela SPE, que é apolítica e sem fins lucrativos, alinham-se atividades específicas como eventos científicos, prêmios, bolsas de estudo, cursos técnicos, publicações, eventos de networking e webinars. A SPE oferece custos reduzidos ou gratuitos para Young Professionals se afiliarem à essa sociedade.
As vantagens são inúmeras, aponta Roberta Cristina Rocha de Souza, coordenadora do curso Engenharia de Petróleo e Gás.
“Nossos alunos passam a ter aprimoramento do conhecimento técnico com profissionais sênior e Young Professionals, oportunidades no mercado de trabalho, carteira oficial da SPE e direito a descontos ou acesso gratuito a eventos promovidos por indústrias, visibilidade no mercado e indústria do petróleo, aumento na rede de contatos, desenvolvimento na área de gestão e liderança, entre outras vantagens”, explica Roberta.
Roberta manifestou otimismo ao falar sobre esta conquista. Acompanhe o vídeo com seu depoimento, além do comentário do aluno Lucas de Oliveira Gaspar, que está cursando o 7º período.


Lucas de Oliveira foi um dos articuladores da parceria com a SPE.
“Meu sonho é crescer como engenheiro de petróleo, na área de energia. Estou de olho no mercado brasileiro, além de países como Canadá e EUA, onde o mercado de trabalho é muito forte. A minha preparação na Unigranrio é excelente, porque nossos professores dão a base e conceitos fundamentais para nossa formação”, descreve Lucas.