Unigranrio – Caxias recebe equipe do Hemorio nos dias 12 e 13 de março

A Unigranrio/Caxias vai mostrar todo o seu espírito solidário, mais uma vez, nesta terça e quarta-feira (12 e 13 de março), das 9 às 14 horas, na Rua Prof. José de Souza Herdy, 1.160, 2º andar do bloco A, bairro 25 de Agosto (RJ). O Diretório Central Estudantil (DCE) convida a comunidade acadêmica para a 14ª edição da campanha “Calouro Sangue Bom”, idealizada em 1999. A equipe itinerante do Hemorio atua com 20 funcionários, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, lancheiros, além de infraestrutura própria, com seis cadeiras para doação e tubos de oxigênio. Voluntários de Duque de Caxias também podem participar.
Unigranrio é a número um em doação de bolsas de sangue
Faltam voluntários em todo o estado
O Hemorio distribui bolsas de sangue para mais de 200 hospitais públicos e conveniados com o SUS. A instituição reúne, por dia, 350 doadores em sua sede, mas há necessidade de mais voluntários para atender a toda a rede pública do Rio. Técnicos afirmam que o ideal seria algo em torno de 600 doações diárias. A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que 3% da população doem sangue, mas o índice dificilmente ultrapassa 1,3% de doadores.
Condições básicas para ser doador de sangue
É necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. É feita uma avaliação clínica na triagem, além da avaliação hematológica do doador, que inclui um questionário, com seu histórico de saúde. Verificação de pressão arterial, temperatura, peso e pulso são algumas outras medidas adotadas, antes da doação.