Semana Jurídica contará com palestrantes de renome nacional

Email: imprensa@unigranrio.com.br
Nesta época em que comemoramos o Dia do Professor, a Unigranrio realiza a Semana Jurídica, de 16 a 18 de outubro, no auditório do campus I, à Rua Prof. José de Souza Herdy, 1.160, bairro 25 de Agosto Caxias. Entre os temas importantes, destacamos Terceirização nas Relações de Trabalho, Responsabilidade Civil, Código de Defesa do Consumidor, Responsabilidade Médica, Direitos Humanos, Constituição Federal e sua Sustentabilidade, Os julgamentos promovidos pelo STF e pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, entre outros. Entrada franca.
A GMX Brasil-Desenvolvimento profissional participa deste evento em Caxias, em que contará com juízes do trabalho Marcelo Moura, Maurício Pizarro Drummond e Marcos Dias de Castro, além do advogado especialista em Direito Médico, Lymark Kamaroff. Diversos professores de Direito da Unigranrio também integram essa grade da Semana Jurídica. Litiane Marins, coordenadora-adjunta do curso de Direito da Unigranrio acredita que a participação de profissionais de renome será importante para o aprendizado de seus alunos.

16/10 – 08h30m – Marcos Dias de Castro
Tema: Terceirização nas Relações de Trabalho e PL 4330/2004: aspectos polêmicos.
Local: Auditório Bloco F
De olho no dia a dia e nas atualizações jurídicas, o curso de Direito da Unigranrio se impõe por defender a ampliação de conhecimentos, como o tema “Terceirização nas Relações de Trabalho”, que será debatido nessa Semana Jurídica. Diante do impasse sobre o projeto de lei que regulamenta esse projeto, já que a proposta divide opiniões entre centrais sindicais, trabalhadores e empresários, as queixas mais comuns apresentadas por terceirizados são a falta de pagamento de direitos trabalhistas e os casos de empresas que fecham antes de quitar débitos com trabalhadores.
16/10 – 10h30m: Carlos Magno e Mário Cataldo
Tema: A Temática da Responsabilidade Civil na Abordagem da Sustentabilidade em seus Diversos Aspectos
Local: Auditório Bloco F
O tema sustentabilidade tem apresentado enorme interesse junto às empresas. O impacto sobre a área corporativa mostra que aumentou o compromisso com as questões ambientais, sociais e de governança. Até nos negócios globais, as regras estão sendo alteradas por executivos, já que nos próximos anos cerca de 80% das empresas devem incorporar a sustentabilidade como forma estratégia de negócio.

16/10 – 19h: Marcelo Moura
Tema: Do trabalho escravo ao teletrabalho: a evolução da duração do trabalho.
Local: Auditório Bloco F
Com idênticos direitos de quem trabalha dentro da empresa, cresce o número de organizações que adotam o teletrabalho. As áreas de atuação são bem variadas, a exemplo de informática, vendas, consultoria, engenharia, televendas, principalmente na área de tecnologia da informação. Para aqueles que já se habituaram a acordar mais tarde e ter tempo para outras tarefas diárias, o trabalho passa a ter um aliado contra as duras horas de deslocamento que os trabalhadores gastam no vaivém entre casa e trabalho.

17/10 – 8h30m: Lymark Kamaroff
Tema: A responsabilidade Médica e o Código de Defesa do Consumidor: Como se posicionar?
Local: Auditório Bloco F
Este é mais um tema que gera debate em qualquer cenário médico e jurídico. Por exemplo, do ponto de vista jurídico, caracteriza-se erro médico pela conduta negligente, precipitada por parte de médico, seja em intervenções cirúrgicas ou mesmo em tratamentos junto a pacientes. Muitos são os casos em que o médico deixa, por exemplo, de informar ao paciente os possíveis riscos de efeitos colaterais do tratamento medicamentoso ou da cirurgia recomendada. O plenário terá oportunidade de participar com perguntas e opiniões acerca do tema.
17/10 – 10h30m: Leonardo Dias Borges e Maria das Graças Pereira Lopes do Espirito Santo
Tema: CPC Projetado
Local: Auditório Bloco F
17/10 – 19h: Sidney Guerra
Tema: Direitos Humanos e o Poder Público
Local: Auditório Bloco F
O professor de Direito da Unigranrio Sidney Guerra, atual secretario de Administração de Duque de Caxias, é uma das estrelas desse evento jurídico. Ele tem vasto conhecimento para falar sobre esse binômio Direitos Humanos e Poder Público. Ele, que é autor de diversos livros jurídicos, vai colocar em discussão o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH), as questões da proteção dos direitos humanos, alternativas para a solução de problemas estruturais e implementação de políticas públicas. E como está o engajamento real do Governo Federal em ações de promoção de direitos humanos?

17/10 – 19h: Karla Cerqueira
Tema: 25 anos da Constituição Federal e sua sustentabilidade.
Local: L501
A Constituição Federal completou 25 anos no dia 5 de outubro de 2013. Este documento histórico, fruto de muita luta, após o longo período de ditadura, revela que a Constituição de 88 surgiu como o documento original do Brasil democrático. Os debates acirrados, sob a batuta de Ulisses Guimarães, tiveram participação de entidades sindicais, patronais, de cidadãos comuns, do Judiciário, do Ministério Público, da imprensa e de todo o povo brasileiro. Apesar de tantas idas e vindas, o tema vai provocar interesse entre os presentes ao evento jurídico.
18/10 – 08h30m: Edson Medeiros
Tema: A Lei de Anistia Brasileira e os Controles jurisdicionais: Os julgamentos promovidos pelo Supremo Tribunal Federal Brasileiro e pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Local: Auditório Bloco F
Este será mais tema que vai esquentar o plenário. O direito à justiça está na direção dos anistiados? O público vai ver como foi o endosso ao direito, como reescreveram essa história brasileira mediante uma ótica específica, qual a legitimidade política-social à lei de anistia, como são costurados os acordos políticos nesse segmento de reconciliação social, além da visão da OAB sobre o tema.
18/10 – 10h30m: Cecília Alves da Silva e Leila Cardoso dos Santos
Tema: Sustentabilidade Financeira das Empresas através da advocacia preventiva.
Local: Auditório Bloco F
18/10 – 19h: Mauricio Pizarro Drummond
Tema: Aspectos Procedimentais na Justiça do Trabalho
Tema: Aspectos Procedimentais na Justiça do Trabalho
Local: Auditório Bloco F