Secretário de Saúde do Rio de Janeiro inaugura Clínica da Família na Unigranrio/Barra

Projeto integrado que entra para uma nova visão curricular. O modelo brasileiro de Atenção à Saúde, que faz parte da Estratégia Saúde da Família, chega à Barra da Tijuca com a Clínica da Família José de Souza Herdy, numa parceria entre a Secretaria de Saúde do município do Rio de Janeiro e a Unigranrio. Tudo aconteceu nesta última quarta-feira, 26/5, na Unigranrio/Barra, localizada na Av. Ayrton Senna, 3383. A solenidade de inauguração contou com as presenças do secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz; Fernando Willian, diretor de Saúde da Câmara de Vereadores do Rio; André Nazar, coordenador do curso de Medicina da Unigranrio; e a deputada Laura Carneiro (PMDB-RJ). Além dos discursos de praxe, houve destaque para um paciente que fez questão de elogiar o atendimento dos médicos e equipe dessa unidade de saúde.
O secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, elogiou o trabalho de equipe de funcionários da prefeitura e da Unigranrio. Veja seu discurso na inauguração da Clínica da Família José de Souza Herdy. Ele também fala sobre os avanços de sua gestão à frente dessa secretaria.
Saúde é o que interessa.
A partir desse momento, milhares de moradores da Zona Oeste do Rio passam a ter a oportunidade de ter atendimento médico de alto nível nas modernas instalações da Unigranrio/Barra. As mudanças e avanços da prefeitura do Rio não acontecem apenas no campo das Olimpíadas, mas, paralelamente, ela abre espaço por meio desta parceria que integra iniciativa do governo e de uma instituição que comemora 46 anos no mês de junho.

Arody Herdy fala, entre outros assuntos, sobre a realização dessa parceria e agradece ao secretário de saúde do Rio de Janeiro pela oportunidade de concretizar um sonho antigo.
Objetivo da Clínica da Família: prevenir doenças e promover a saúde de moradores da Barra da Tijuca e Jacarepaguá. Somente em três meses de funcionamento, a Clínica já apresenta 3.200 usuários cadastrados.

O Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), em sociedade com a Secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil, realiza todo o trabalho de assistência à saúde na Clínica da Família José de Souza Herdy. O objetivo desse trabalho visa a prevenir doenças e promover a saúde de moradores dos bairros próximos a essa unidade. A equipe de trabalho dessa Clínica é multidisciplinar, constituída por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e agentes de Vigilância em Saúde. Cerca de 70 pessoas são atendidas por dia, de 8h às 17 horas.
André Nazar, diretor da Escola Ciências da Saúde/Unigranrio, ressalta que a Unigranrio é a primeira universidade do Estado do Rio de Janeiro a receber uma Clínica da Família.

A Clínica da Família José de Souza Herdy presta atendimento em três áreas distintas: Lagoa de Jacarepaguá, Lagoa de Marapendi e Lagoa da Tijuca.
Na visita pelos consultórios e dependências da Clínica da Família, vimos competência, sorrisos nos rostos de todos os funcionários, muito carinho dispensado aos pacientes, além da organização de todos os cenários de atendimento. Por exemplo, os profissionais são divididos por equipes em três áreas distintas: Lagoa de Jacarepaguá, Lagoa de Marapendi e Lagoa da Tijuca. Ao chegar à Clínica, cada usuário é recepcionado por um profissional de sua equipe e atendido conforme sua necessidade. Isso faz toda a diferença.
Dorlei Aimi, paciente da Clínica da Família: “Antes de eu conhecer essa Clínica da Família, cheguei a tratar de uma úlcera na perna com ervas medicinais. Eu agradeço a todos, porque ganhei qualidade de vida com a chegada dessa turma”.
Dorlei Aimi, de 61 anos, mora na Barra da Tijuca e trabalha como vendedor ambulante. Uma agente comunitária de seu bairro o indicou para fazer exames laboratoriais na Clínica. Dorilei fazia tratamento com ervas medicinais para curar uma úlcera na perna. “Eu quero continuar meu tratamento aqui na Unigranrio, porque todos são atenciosos e muito profissionais. A população dessa região vai adorar esse atendimento humanizado. A minha perna dava muita ferroada, mas agora tudo está melhor. Tudo agora está mais fácil na minha vida. Estou mais disposto, apesar de ficar horas de pé durante o trabalho, porém a qualidade de vida mudou para melhor”, definiu Doriel.


Enfermeira Rosane Guimarães, que tem no currículo mais de 10 anos de trabalho no INCA, faz parte de equipe multidisciplinar de altíssimo nível profissional.
Segundo Rosane Guimarães (enfermeira da prefeitura, da equipe Lagoa da Tijuca, na Clínica da Família), não há atendimento de emergência na Clínica, mas os moradores são cadastrados e recebem os cuidados de saúde na unidade, assim como em suas respectivas casas, por meio de visitas dos profissionais dessa unidade. As consultas colaboram efetivamente para que as pessoas cuidem melhor de sua saúde, no sentido de prevenir de doenças, sempre com tratamento precoce, evitando, assim, que ocorram internações hospitalares desnecessárias.
Muitos são os casos diagnosticados na Clínica da Família, segundo Rosane Guimarães.
“Os casos mais comuns diagnosticados nestes três meses de trabalho são hipertensão, diabetes, tuberculose e hanseníase, por exemplo. E há um ponto a mais que faz toda a diferença: os pacientes tratados no ambulatório recebem seus medicamentos e a orientação adequada para cada caso clínico. Há salas para atendimento e assistência ginecológica, além do pré-natal ao nascimento de bebês, vacinação para todas as idades.
Pacientes que perderam seus planos de saúde têm migrado para o atendimento junto às Clínicas da Família”, afirma Rosane.


Cícero Figueiredo, gerente técnico da Clínica da Clínica da Família José de Souza Herdy, é funcionário da Unigranrio.
As médicas da Unigranrio acompanham o trabalho dos alunos e dos residentes dentro da Clínica da Família. “Aqui, os alunos têm a oportunidade de aprender desde procedimentos básicos até aqueles de maior complexidade. A Unigranrio oferece toda a parte de infraestrutura e manutenção, enquanto que a prefeitura entra com mobiliário e profissionais de saúde. Ao todo, temos 27 colaboradores, com quatro médicos, três enfermeiros, três técnicos de Enfermagem e 16 agentes comunitários e um funcionário administrativo. Nós fazemos todas as estatísticas dos pacientes e de seus familiares através de prontuário eletrônico”, enfatiza Cícero Figueiredo.
Serviços que são oferecidos na Clínica da Família José de Souza Herdy.
Consultas, vacinação, visita domiciliar, desenvolvimento das ações de controle da dengue e outros riscos ambientais em saúde, pré-natal, eletrocardiograma, Raio-X, rastreamento de câncer de colo uterino (preventivo) e câncer de mama, exames laboratoriais de sangue, fezes, urina e escarro; controle do tabagismo, planejamento familiar, curativos, ultrassonografia, teste rápido de sífilis e HIV, Teste do Pezinho, do Reflexo Vermelho e da Orelinha; prevenção, tratamento e acompanhamento das DTS e HIV; teste rápido de gravidez, acompanhamento de doenças crônicas, além de ações de promoção da saúde e proteção social na comunidade.
Participantes: funcionários da prefeitura do Rio e da Unigranrio, alunos, professores e representantes de instituições marcaram presença nessa inauguração da Clínica da Família José de Souza Herdy. Registramos aqui a colaboração do diretor do campus Barra da Tijuca, Luiz Fernando da Silva Prado; Neide Herdy (PDC e Unigranrio) e Maila Herdy (PDC-Barra).
