Santander Universidades oferece santo caminho para aprendizado em Santiago de Compostela

O investimento na vida acadêmica pode ser medido de várias formas, mas quando adicionamos a palavra intercâmbio, a sinergia que acelera o crescimento profissional só pode ser aferida por horas de avião, de estudo e pelo dinamismo das metodologias ativas. Roger Silva Lima, acadêmico de Odontologia da Unigranrio, está em Santiago de Compostela (Espanha), na universidade do mesmo nome (fundada em 1495), há quase seis meses e prestes a voltar ao Brasil. Ele treinou o idioma espanhol, estudou e fez pesquisas importantes, além de conhecer a cultura de países próximos, graças à parceria do Santander Universidades com a Unigranrio.
Veja o vídeo realizado pelo Canal Unigranrio antes da viagem de Roger Lima à Espanha. Produção: Nathália Mendes e Renata Pardini Hussne.
Roger Lima obteve nota máxima no curso‘Odontologia em Atención Primaria y en el Médio Hospitalario’.
Roger (Na foto, ele é o segundo da direita para a esquerda) viu seu sonho profissional atravessar mares nunca navegados, até virar realidade 3D, com ótimos resultados e rendimentos em seus estudos na Espanha, em especial no curso‘Odontologia em Atención Primaria y en el Médio Hospitalario’, disponibilizado pela Universidade de Santiago de Compostela. Roger também foi premiado com a ‘Matrícula de Honra’, benefício e incentivo concedidos por essa universidade a alunos que obtiveram nota máxima na média final. Com este grande resultado obtido por Roger Lima, a matrícula para o segundo semestre deste ano será totalmente gratuita, caso queira dar continuidade aos estudos por lá.


Roger foi além da sala de aula numa das mais antigas universidades do mundo. Aplauso é pouco para ele.
Estudar nessa universidade pública em Santiago de Compostela, uma das mais antigas do mundo e com cerca de 30 mil alunos distribuídos em quatro campi, é uma façanha para poucos, bem poucos. Este santo caminho oferece ainda lembranças que podem ficar na memória ou na prateleira de casa, como visita aos museus e praças que remontam à Idade Média, shows típicos, ou nas lojinhas de suvenires, algo que as fotos e vídeos ajudarão a perpetuar a viagem à península Ibérica.
O escritor Paulo Coelho tem até nome de rua em Santiago de Compostela. Caminho aberto a todos brasileiros.
Em 2008, o escritor Paulo Coelho inaugurou placa em sua homenagem e ganhou nome de rua na cidade galega. Os brasileiros, segundo Roger Lima, são muito bem recebidos por lá, seja na área da literatura, ciência, da música ou naquela preferida por Roger: da pesquisa. Aliás, dia 25 de julho é o Dia de Santiago, feriado religioso que tem algumas semelhanças com o Círio de Nazaré, festa religiosa celebrada em Belém há 224 anos e que arrasta mais de 2 milhões de pessoas.

No Hospital Psiquiátrico de Conxo, Unidade de Saúde Buco-Dental, Roger Lima dá mais um passo importante em seus estudos e pesquisas.
Restam ainda poucas semanas, digo poucos dias para que este ciclo de estudos seja concluído com chave de ouro, porque o calendário acadêmico programado para Roger, em Santiago de Compostela, segue à risca, no tempo e espaço, com apresentação de Trabalhos de Final de Graduação. Segundo nossa conversa com ele, tudo continua a mil em suas atividades, nas práticas no Hospital Psiquiátrico de Conxo, Unidade de Saúde Buco-Dental, referente ao Centro de Saúde de Galeras.

Dois mestrados e muitas conquistas à vista, além de palestras e um workshop, fecham a conta do saber na Espanha.
Dessa fonte preciosa onde Roger Lima sorve conhecimentos, soma-se os adquiridos no mestrado Odontología en Pacientes Médicamente Comprometidos e, ainda, no mestrado Medicinal Oral, o qual ele foi convidado recentemente. E fechando a lista, nosso aluno completa sua estada com atividades extras nos dias 22 e 23 deste mês, em palestras e um workshop sobre Implantologia Oral.