Santander patrocina viagem de aluna e professora da Unigranrio à Espanha

As férias de julho já estão confirmadas para Luciana Ribeiro, professora de Ciências Biológicas da Unigranrio, e para Waneska Costa Santos, acadêmica do 8º período de Medicina da Unigranrio. No concurso interno do qual participaram cerca de mil alunos de diversos cursos dessa universidade, com destino ao Programa Top Espanha, somente Waneska foi a aluna contemplada pelo projeto patrocinado pelo Santander Universidades. O planejamento contempla três semanas do curso de idioma e cultura espanhola, passagens aéreas, hospedagem e alimentação na Universidade de Salamanca, que completa 800 anos. Ela é a quarta mais antiga da Europa e, com certeza, é a cidade com maior tradição universitária da Espanha. O TOP Espanha, que está em sua 9ª edição, levará à Espanha 100 alunos de graduação e professores de universidades brasileiras. Sônia Mendes, pró-reitora Comunitária da Unigranrio, é a responsável por este projeto junto ao Santander.
Aluna de Medicina da Unigranrio, fã dos poetas baianos, vai à Europa pela primeira vez.

Além da qualidade de ensino e do clima universitário, Salamanca tem vida noturna agitada, muitas opções culturais, belíssima arquitetura, localização próxima a Madrid e acesso a outros países, principalmente pelas excelentes viagens em trens moderníssimos. Waneska Costa Santos (23 anos), do 8º período de Medicina, é baiana, da cidade de Castro Alves. Ela confessa que é fã desse poeta e que já leu o livro ‘Navio Negreiros’ duas vezes. “Eu também admiro Caetano Veloso e Dorival Caymmi, entre outros mais. Esta será minha primeira viagem ao exterior, uma conquista que foi do sonho à realidade num piscar de olhos”, comenta a universitária.
Waneska Santos entrou no curso de Medicina pelo Prouni. Ele fala com orgulho que é a primeira pessoa da família a cursar uma faculdade.
Waneska, que entrou na universidade pelo Prouni, orgulha-se por ser fã de outros baianos, como o poeta Gregório de Matos, que, segundo ela, é sensacional porque relata os problemas sociais de uma maneira geral, sempre em defesa do cidadão brasileiro: “Nesse intercâmbio, eu acredito que conhecerei melhor a cultura espanhola e, academicamente, pretendo avançar meu conhecimento sobre a língua espanhola. Agora, não vou deixar de ir a Portugal e França. Eu tenho mais dois irmãos, mas sou a primeira de minha família a entrar para uma faculdade”, completa Waneska.

Reitor da Unigranrio, Arody Herdy, dá bons conselhos aos estudantes que viajam para Europa.

“Eu já fui algumas vezes à Espanha, uma delas como chefe da delegação de estudantes do Rio de Janeiro, pelo projeto Top Espanha. O atendimento que o Santander dá é muito bom e com excelente logística em todos os setores. O intercâmbio que vocês farão com estudantes do mundo inteiro é extraordinário. Em Salamanca, o aluno da Unigranrio verá muita coisa diferente, porque o processo educacional é integral, onde essa característica fortalece o aprendizado e dá mais experiência no contexto cultural. Muita gente gostaria de estar no lugar de vocês, visto que cerca de mil de nossos alunos concorreram a esta viagem. Portanto, saibam aproveitar a estada na Espanha. Eu tenho muito agradecer ao Santander Universidades por tantos anos dessa e de outras parcerias”, explica o reitor da Unigranrio. Na foto acima, dois alunos que participaram do Top Espanha, foram escolhidos para a foto que ilustra o site do Santander Universidades.
Luciana Ribeiro Leda, professora de Ciências Biológicas da Unigranrio, está na Unigranrio há 12 anos.

“Esta é a minha primeira viagem ao exterior, motivo de minha felicidade, porque vou representar a nossa universidade, aprender muito sobre esta maravilhosa cultura, além de dominar um pouco mais sobre a língua espanhola, com ênfase em redação e conversação. O fato de poder conhecer outros professores, será benéfico, visto que desejo apresentar o processo de ensino da Unigranrio na universidade de Salamanca, e, ainda, levar para nossa universidade tudo o que ocorre nesta mesma área de ensino, na Espanha. Eu já me planejei para conhecer a Escola de Educação de Salamanca. Além da parte de ensino, vou buscar experiências importantes para o meu doutorado. Pretendo conhecer Madri e Lisboa, se tiver tempo para isso, nos finais de semana.