Professor de Engenharia de Produção interage melhor com seus alunos ao aplicar metodologias ativas na produção de brinquedos com material reciclado

Alunos do curso de Engenharia de Produção da Unigranrio acabam de ganhar dois presentes importantes na formação profissional. Rubens Walker, professor desse curso, que é engenheiro formado na PUC-Rio, poderia substituir o incrível Professor Pardal, porque há alguns anos buscava um projeto que tornasse suas aulas mais atrativas e mais práticas, a cada semestre. Assim, o professor da Escola de Ciências e Tecnologia colocou em prática sua ideia, ao sugerir que seus alunos criassem brinquedos a partir de material reciclado, de forma lúdica e criativa, mas com vistas à sustentabilidade e inserção social. A proposta também levou em conta metodologia ativa e disciplinas como Engenharia de Produto e Gestão da Inovação, ministradas pelo professor Diego Turri.
Professor Rubens Walker mostra os brinquedos produzidos por seus alunos e, ainda, revela a importância de cada trabalho. (vídeo produzido pelo Canal Unigranrio).
Rubens Walker questionava como sair das aulas tradicionais e proporcionar uma metodologia ativa com vistas à melhor qualificação de seus alunos, sem ser o centro das atenções. Depois de ver alguns alunos serem reprovados ou mesmo com aspecto de sono durante as aulas, Rubens gritou Eureka e percebeu que suas aulas nunca mais foram as mesmas. Os alunos já produziram brinquedos que foram doados para creches de Duque de Caxias e até para a Brinquedodeca da Escola de Educação da Unigranrio. Outro presente foi a chance de inovar e elevar, a cada dia, o espírito de cidadania na formação profissional dos futuros engenheiros.
Evelyn da Silva Reis, aluna do 10º período do curso de Engenharia de Produção, aprendeu a lição do professor Rubens Walker e fez sucesso além da sala de aula, em Santa Catarina.
Evelyn da Silva Reis, aluna do 10º período do curso de Engenharia de Produção, tem experiência na área de consultoria, porque faz estágio numa empresa do Rio de Janeiro. Ela já tem artigos publicados e é forte candidata para obter êxito no próximo evento de Iniciação científica. Evelyn escreve bem e tem facilidade para criar projetos, tal como desenvolvimento de jogos para mercado de capitais, o qual ela obteve sucesso em um simpósio de Santa Catarina. “Eu estou pronta para um novo jogo, a partir de agora, que possa facilitar o trabalho de mapeamento de processos. O diferencial do curso de Engenharia de Produção está no corpo docente altamente qualificado e no incentivo à iniciação científica”, define Evelyn.

Futuro: resolutividade e estímulo à gestão de negócios.
Muito além de qualquer disputa interna em sala de aula, o que mais vale são ingredientes menos complexos, experiências que estimulam o cérebro, como organização das tarefas e foco em reflexões que possam ajudar o crescimento profissional, afirma Rubens. A hora da verdade de cada profissional pode ser plantada ainda na universidade, com atitudes empreendedoras e ferramentas que unem logística, qualidade, atitude, resolutividade e estímulo à gestão de negócios.


Exposição de brinquedos revela sonhos, espírito cidadão e metas que multiplicam saber e empreendedorismo.
A exposição com vários objetos produzidos por alunos pode ser vista na Biblioteca Euclides da Cunha (campus I), até o dia 10 de setembro. Ao desenvolver cada brinquedo, foi necessário que cada aluno pensasse na faixa etária, no conceito e no processo de cada etapa, no material reciclado, na qualidade do produto, nos aspectos ergonômicos, além do convívio com as possíveis limitações, como nas situações reais, embora em escala bem menor. Endereço: Rua Prof. José de Souza Herdy, 1/160, bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias. Entrada franca.

