Outubro Rosa na Unigranrio/Barra promoveu serviços relevantes para mulheres da Zona Oeste

O mês de novembro já está azul em todo o Brasil, como alerta para que os homens adotem mais cuidados com a saúde, especificamente sobre o câncer de próstata. Mas não custa lembrar o sucesso da campanha Outubro Rosa realizada por alunos da Unigranrio Barra e em Duque de Caxias. Na Barra, sob os cuidados de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, de professores e alunos de Medicina, Enfermagem, Estética, Odontologia e de Nutrição, houve múltiplas ações de saúde. O sonho que não terminou no mês de outubro seguirá por outubro e invadirá 2017, sem data para terminar.
Múltiplas ações e solidariedade sem limites.

Solidariedade sem limites.
Na múltipla lista de atividades, nossos alunos vestiram a camisa e a blusa da solidariedade, digo do projeto Outubro Rosam nas seguintes ações: palestras, café da manhã, atendimento para coleta do exame preventivo do câncer do colo do útero, micropigmentação (mulheres que passaram por restauração de aréola após terem vivenciado o câncer de mama), obtenção do Cartão do SUS, orientação nutricional, verificação da pressão arterial, de glicose, maquiagem, penteado, SPA dos pés, Quick Massage, design de sobrancelhas e prevenção do câncer bucal).
O serviço sobre auriculoterapia, técnica retirada da medicina tradicional chinesa, complementou o pacote de serviços em prol da qualidade de vida das mulheres. Mas quem deu os primeiros depoimentos sobre este dia tão importante, em todo o Brasil, foi Cely Morcerf, presidente do Centro Acadêmico de Medicina da Unigranrio/Barra. Ela mostrou toda a arte de se comunicar com pacientes, por meio de seu grupo teatral Ilumine.
Veja mais neste próximo vídeo, em que alunos improvisaram uma sala de aula para dar orientação sobre o autoexame da mama. Apesar de ser um hábito recomendado por médicos especialistas, o autoexame não deve ser uma prática isolada para rastreamento do câncer de mama.
Agda, aluna do 9º período de Medicina da Unigranrio/Barra, explica a importância de participar de eventos como Outubro Rosa, de orientar pacientes quanto ao exame preventivo Papanicolaou, realizado nos consultórios dessa universidade.
Viviane Duarte, coordenadora-adjunta do curso de Estética da Unigranrio, falou e mostrou um pouco das atividades no Outubro Rosa, como revitalização da pele por meio de argila. Daniele, aluna de Estética, também comenta sobre tratamento de beleza e qualidade de vida. Viviane dá dicas importantes sobre serviços dirigidos à população da Zona Oeste.
Jéssica, do 3º período de Estética, foi entrevistada sobre atividade de bem-estar proporcionada por um tipo de relaxamento que, além de falar sobre a prevenção da saúde no Outubro Rosa. Dezenas de participantes fizeram fila para entrar nesse clima de descanso total.
Alunos de Estética mostram que esse curso vai muito além da sala de aula. Basta acompanhar o que Marina, aluna desse curso, tem a nos contar. Aliás, ela foi entrevistada durante sua atuação durante atividade de maquiagem.
Jéferson e Élcio, alunos de Medicina, têm a receita para muitas coisas, inclusive defesa pessoal para mulheres. Veja os movimentos básicos para leigos, exibidos neste Outubro Rosa, na Barra da Tijuca.
Odontologia da Unigranrio dá aula sobre prevenção do câncer bucal.
Tatiana, professora de Odontologia da Unigranrio, fala sobre a dificuldade que a população tem de compreender os cuidados sobre higienização, assim como fatores que podem causar lesões na cavidade oral. O agradecimento feito por dona Maria, uma das pacientes atendidas pelos alunos, dá a nítida certeza de que prevenir é o melhor remédio. Vejam a seguir.
Cadastro para obtenção do Cartão do SUS.
As mulheres que ainda não tinham o Cartão do SUS foram atendidas por funcionários da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Segundo Danielle Costa de Souza, professora de Enfermagem da Unigranrio e uma das organizadoras desse evento na Barra, esse serviço também foi gratuito: “Com o Cartão do SUS, as pacientes podem marcar consultas, receber remédios, entre outros. Após esse procedimento de cadastro, cada paciente recebeu o cartão nacional de identificação, que possibilita acesso simplificado a qualquer unidade do SUS no Brasil”, conclui Danielle.

Cartão do SUS.
Tatuagem que redesenha bico do seio de mulheres foi mais um serviço gratuito no dia dedicado ao Outubro Rosa.
A micropigmentação, segundo a especialista Aline Borges, foi realizada em consultórios da Unigranrio, com objetivo de redesenhar as aréolas (círculo pigmentado em torno dos mamilos) das mamas. Os princípios básicos vem das tatuagens, mas a tinta utilizada só é aplicada na camada mais superficial da pele. As sobrancelhas também puderam ser reconstituídas nesse mesmo procedimento. Esse trabalho ajudou a devolver a autoestima de diversas mulheres que já venceram o câncer de mama. “O procedimento leva, em média, duas horas, mas há casos que duram apenas uma hora”, relata Aline.

Micropigmentação.

Micropigmentação.