Estudantes e professores da Unigranrio farão pesquisa na Europa patrocinados pelo Santander Universidades

A Unigranrio realiza o sonho de seus alunos com o Programa Santander Universidades de Bolsas Ibero-Americanas. Nossos jovens pesquisadores e professores acataram o edital publicado pela Pró-Reitoria Comunitária da Unigranrio e, com isso, estão a bordo de aviões rumo a Portugal e Espanha. Mas todos passaram pela peneira do regulamento, no Rio de Janeiro, e deverão permanecer na Europa durante seis meses, exceto a professora de Nutrição Mirna Ribeiro Alves. Esse Programa tem como objetivo promover o acesso dos estudantes de graduação, professores e pesquisadores à cultura estrangeira, além de incentivar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão nas quase 100 instituições conveniadas.

Mirna Ribeiro Alves, professora de Nutrição da Unigranrio, está nessa universidade há mais de 10 anos.
Seu projeto sobre ‘Alimentos Funcionais’ lhe proporcionou uma segunda viagem à Europa, agora a trabalho. “Eu trabalho na identificação dos antioxidantes e no desenvolvimento de novos produtos. Com isso, nós conseguimos um excelente contato com a Universidade do Porto, junto ao Instituto de Ciências da Nutrição, local onde participarei dessa parceria com vistas a um intercâmbio que poderá levar alunos de Nutrição para Portugal. Este sonho é possível”, explica Mirna.
Mirna Alves: “Essa curta viagem será fundamental para uma parceria que deverá resultar em intercâmbio bilateral”.
“O objetivo é estabelecer um grupo de pesquisas na área de produtos funcionais, com ênfase em prevenção de doenças e promoção de saúde. E ainda temos a intenção de elaborar um aplicativo gratuito para smartphone. Em Portugal, o curso de Nutrição tem a duração de cinco anos, sendo que aqui no Brasil são quatro, embora o programa educacional seja bem semelhante”, conclui a professora Mirna.

Kelly Christine Duarte Cardoso, que é professora concursada do Estado do Rio de Janeiro, está no 6º período de Direito. Ela está em Santiago de Compostela, na Espanha.
“Eu penso em estudar e aprofundar meus conhecimentos na área de criminologia. Recentemente fiz um trabalho comparativo sobre presídios da Espanha e do Brasil. Agora, eu terei a oportunidade de fazer visitas com objetivo de conhecer a realidade de Madri, principalmente. Essa viagem será importante para ampliar meu conhecimento em língua espanhola. Eu espero voltar com uma enorme bagagem pessoal e profissional, já que esta é a primeira viagem internacional. Como filha única e residindo com minha mãe, espero dar este presente a ela, porque esta viagem mudará a minha vida”, elogia Kelly.

Nathalie Gonçalves de Menezes cursa o 5º período de Letras. Ela também irá para Santiago de Compostela.
Ela viajará para Europa pela primeira vez. “Quando eu recebi a notícia que estava entre os contemplados para essa viagem, na prefeitura de Duque de Caxias, pulei de alegria e vibrei muito com minha chefe de trabalho. Eu nunca crio expectativa, mas esta notícia foi maravilhosa. Eu sou escritora e tenho um livro, ‘A Culpa é do tempo’, que pode ser encontrado no site Amazon. Sou fã de escritores como Chico Buarque, Érico Veríssimo, Fernanda Torres, Machado de Assis, entre outros. Eu quero conhecer a França, Inglaterra, Itália e alguns Portugal, onde tenho alguns parentes. Será uma grande surpresa a todos”, comenta Nathalie.
Lidiane do Couto Garcia, que cursa Engenharia de Petróleo na Unigranrio, é instrutora de inglês. Ela fará estudos na Universidade do Porto.
Lidiane irá para Portugal em fevereiro. Sua viagem mais longe foi até Minas Gerais, mas ela está ansiosa para conhecer a cultura europeia. “A Universidade do Porto, para onde eu vou, faz parte de universidades que têm mestrado e doutorado nessa minha área de estudos. Vou fazer contatos e buscar estágio numa dessas universidades, porque penso muito na área de produção. Eu torço para o Fluminense, aqui no Rio, mas pretendo conhecer o estádio do Clube do Porto, museus e os pontos turísticos da Península Ibérica. Meu sonho é voltar ao Rio de Janeiro em junho, porque quero acompanhar as Olimpíadas”, define Lidiane.

Deborah Galvão Porciúncula está no 9º período de Engenharia de Produção. Ela, que viajará para Espanha, trabalha como analista de telecomunicações na Embratel.
Deborah, que nunca viajou de avião, gosta muito de seu curso na Unigranrio. Ela disse que é bolsista integral pelo Prouni. “Eu vou ficar na Universidade Politécnica de Madri (Espanha). Eu escolhi esse destino pela estrutura do curso espanhol, reconhecido internacionalmente. Eu vi por fotos que os laboratórios são sensacionais. Meu pai é borracheiro e minha mãe não trabalha. Acredito que esta viagem será fundamental para meu crescimento profissional e para meus sonhos de uma vida melhor. Vou deixar meu namorado por aqui, mas fiz surpresa para ele sobre esta viagem”.
O futuro arquiteto, Marcus Paulo de Oliveira Rocha, também desembarcará na Espanha.
Que cursa o 6º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unigranrio, está empolgado com esta sua primeira viagem ao exterior, cujo destino é a Espanha. “Quando me inscrevi no programa de bolsas cheguei a pensar em desistir, diante de tantos candidatos bons. Assim que recebi o e-mail da PROCE fiquei muito emocionado. Viajar para Europa é o sonho de milhões de brasileiros, principalmente quando há oportunidade para se cursar algumas matérias na famosa Universidade Politécnica de Madri”.

Marcus Rocha prevê que seus conhecimentos se ampliarão com as pesquisas sobre o plano urbanístico das principais cidades espanholas:
“Espero voltar ao Brasil com amplo conhecimento, tudo para investir em cidades brasileiras. As cidades europeias têm muito a nos ensinar. Agradeço a todos, inclusive ao Santander e Unigranrio, por nos proporcionar mudanças significativas na nossa profissão”, conclui Marcus.

Sônia Mendes, Pró-Reitoria Comunitária da Unigranrio, tem muito orgulho de comandar este projeto.
Afinal, todos os alunos contemplados receberam uma bolsa total no valor de três mil euros. “Esta é a segunda turma que viaja pelo Programa Santander Universidades de Bolsas Ibero-Americanas. Cerca de 20 alunos já viajaram para Portugal e Espanha, nesta plataforma de intercâmbio. Todos recebem alojamento, embora os pais tenham de complementar os gastos de seus filhos nesses seis meses. Mais de mil alunos se inscreveram para esta viagem, onde o CR e cartas de próprio punho foram a porta de entrada para essa viagem.
Sônia Mendes: “Nossos estudantes são o nosso cartão de visitas nas instituições visitadas”.
“Nós já temos 10 instituições conveniadas, mas vamos estender a parceria para outras 10, muito em breve. Essa é a forma de universalizar o ensino. A mensagem que eu deixo é que todos possam mostrar o alto poder de diálogo com europeus, africanos, chineses, americanos e outros estudantes que farão trabalho semelhante nesses dois países indicados pelo Santander. A nossa formação acadêmica é muito boa, tanto que a maioria de nossos acadêmicos é bem avaliada por professores estrangeiros, a cada ano”, informa Sônia Mendes.