Escola de Educação evolui na avaliação da Capes

Educação que ensina e que se consagra. Com as últimas notícias da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Pessoal (Capes), a Escola de Educação da Unigranrio transpira prestígio e ideias progressistas acerca de seus dois cursos de mestrado: Letras e Ciências Humanas, e Ensino de Ciências. A nota 4 conquistada por esses cursos é motivo de reconhecimento a todos os envolvidos, sejam eles professores ou alunos dessa universidade. Outro balizador importante da Capes mostra que, no Brasil, somente 23% dos programas subiram suas notas, sendo que os dois cursos da Unigranrio estão dentro dessa estatística divulgada.

Unigranrio conquista pontos decisivos na avaliação da Capes e do pró-reitor Emílio Francischetti
Nesta última avaliação da Capes foram divulgadas notas de 3,3mil programas de pós-graduação no país, após estudos feitos de 2010 a 2012. Ao todo, são 406 cursos com conceitos máximos, 6 e 7, e 60 reprovados, com notas 1 e 2. A Unigranrio eleva seu conceito e prestígio no cenário de pós-graduação, gradualmente. Registramos a opinião do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Unigranrio, Emílio Francischetti, que enaltece os pontos alcançados pelos dois cursos dessa universidade: “Neste último ano, conquistamos espaços importantes, um marco histórico para nossas pretensões, visto que vamos evoluir com aumento exponencial no campo de estudos científicos, fruto de muita dedicação de nossos alunos e professores”, afirma Emílio Francischetti.
Reitor opina sobre as notas na área da Educação
Na opinião do reitor Arody Herdy, a ascensão da Unigranrio está espelhada em muitos fatores, em que destaca o mérito de sua equipe como um todo: “A nossa busca pelo ideal passa pela conjugação de cérebros, de professores engajados e na missão de evoluir a cada dia, ancorados pela energia e pelo lema que nos move, de ir além da sala de aula. Parabéns a todos por mais esta avaliação, porque vocês demonstraram competência, ousadia e determinação, mais uma vez. Nós temos capacidade para conquistar outras notas significativas”, conclui.


Andréa Velloso, coordenadora-adjunta do Mestrado em Ensino das Ciências (PPGEC), deu a receita dessa forte engrenagem
Fim de ano sempre é tempo de comemorações e avaliações. Para alguns professores e coordenadores de ensino, a opinião sobre os últimos resultados dá a certeza de que as notas 4 são motivo de desafios para 2014: “Nada melhor para sinalizar o que estamos sentindo, com a nossa Nota Quatro, do que retransmitir a todos o agradecimento por este resultado expressivo. Equipe sintonizada, motivada, alunos com grande potencial e incentivo à pesquisa são nossos ingredientes de sucesso. Estendemos a nossa alegria aos docentes que se engajaram no processo de melhoria da qualidade de oferta, bem como aos discentes que vêm acreditando nisso. Com o apoio e incentivo recebidos, esperamos conquistar a Nota Cinco em breve. Finalmente, bebemos a água de Duque de Caxias”, disse Andréa Velloso.

Carlos Burity, coordenador-geral do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Ciências, avalia que os bons resultados
Haydéa Reis (diretora da Escola de Ciências, Educação, Letras, Artes e Humanidades da Unigranrio) resume o sucesso em poucas palavras
Para este recente resultado, ela preferiu traduzir a conquista em palavras que dão amplitude e sentido aos dois cursos: “Meus amigos e colegas de trabalho, o que vocês conseguiram foi digno de muitos elogios, mas prefiro reunir esse sentimento a palavras como trabalho, determinação, equipe, realização, companheirismo e confiança”, define.


Afinco e dedicação: diferenciais do PPGLCH
Tempo para plantar e tempo para colher
O depoimento do coordenador-adjunto do Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas da Unigranrio, José Geraldo da Rocha, nos leva a caminhos de reflexão sobre aquilo que produzimos como profissionais e como seres humanos. Ele perfaz uma análise global do homem e da sociedade brasileira, antes de enaltecer seus colegas e amigos da Unigranrio: “Tempo para espalhar e para recolher. Tempo para chorar e tempo para sorrir. Existe tempo para tudo sob o céu! Tempo para plantar e tempo para colher. Tempo para espalhar e para recolher. Tempo para chorar e tempo para sorrir. Nesse grupo onde cada momento desse tempo é vivenciado e partilhado, materializado em comprometimento e solidariedade na busca, hoje nos alegramos com o tempo de colheita, motivo para agradecer a todos e, celebrar com júbilo e festa, a conquista da nota 4 no Mestrado de Letras e Ciências Humanas”, descreve José Geraldo da Rocha.
