Curso de Psicologia da Unigranrio promove palestra sobre o movimento maker na Educação

Recentemente, o curso de Psicologia da Unigranrio promoveu o evento “Inovação, criatividade e psicologia”, com a palestra de Gabriela Costa de Castro sobre o ‘Universo da criação e movimento maker’. Gabriela, arquiteta e urbanista, é diretora de criação do Mirabilis Studio. Ela foi uma das responsáveis pela direção de tecnologia das instalações do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Sua palestra teve a presença de professores, alunos e da coordenadora desse curso, Roberta Barzagui.
Roberta Barzaghi e Gabriela Costa de Castro bateram um papo descontraído pouco antes da palestra no campus Duque de Caxias. Veja mais neste vídeo a seguir.
Vilma Santana, aluna de Psicologia da Unigranrio, avalia a palestra sobre ‘Universo da criação e movimento maker’.
Você vai entender como esse tema pode proporcionar melhoria na educação, em várias áreas do conhecimento, como estímulo à reflexão e criatividade de nossos alunos, aliando habilidades curriculares que partem dessa premissa do ‘faça você mesmo’. Veja mais neste depoimento de Vilma Santana, aluna do curso de Psicologia da Unigranrio.
A arte de pensar ‘fora da caixa’.

Gabriela Costa de Castro fez sua palestra através de um diálogo aberto com a plateia, de forma descontraída, numa proposta de formar cidadãos aptos a pensarem ‘fora da caixa’. Notamos que a bandeira que a palestrante defende vai contra o processo de ensino tradicional, centrado mais na teoria e menos na linha da prática.
Movimento maker usa ferramentas resolutivas com incentivo interdisciplinar.
Essa nova ferramenta de transformação tem dado excelentes resultados na área de ensino médio e superior. As variantes e exemplos apresentados no telão do auditório/Cinema 1 revelaram que o movimento maker chegou com tudo no incentivo a projetos para inovação, de forma mais envolvente e resolutiva, com incentivo interdisciplinar.
Alunos perceberam que há novas perspectivas com a chegada do movimento maker.

A coordenadora do curso de Psicologia da Unigranrio, Roberta Barzaghi, explica que o movimento maker pode estimular melhoria na educação, em várias áreas do conhecimento. “Nesta palestra, vimos que é importante estimular a reflexão e a criatividade de nossos alunos, aliando habilidades curriculares que partem dessa premissa do ‘faça você mesmo. Concluindo, a palestra da Gabriela mostrou ainda que podemos conectar a subjetividade com o movimento maker”.