CAP Unigranrio/Caxias realiza festa julina inspirada no Nordeste

Anarriê, pessoal! O CAP Unigranrio fez a festa julina inspirada no Nordeste e, de uma tacada só, homenageou São João, São Pedro e Santo Antônio em pleno sábado ensolarado de julho, na quadra poliesportiva da Unigranrio, em Duque de Caxias. Mais de 1.200 pessoas curtiram e se divertiram ao som de muito forró, carimbó, frevo, xote e das 10 quadrilhas regionais protagonizadas pelos alunos de diversas turmas, embalados pelo romantismo do correio elegante, bandeirolas, comidas típicas das mais variadas, como cuscuz, bolo de milho, arroz-doce, pipoca, carne do sol, arrumadinho, tapioca, salsichão, milho assado, pastel, pé de moleque e outras iguarias. As fronteiras geográficas eram visíveis ali mesmo na quadra, onde cada estado do Nordeste era caracterizado junto às 11 barracas da festa.
Festa Julina: hora de encontrar antigos colegas e professores.
O arraial do CAP, que pegou carona nas grandes festas de Campina Grande e de Caruaru, não teve balões, fogueiras e trios nordestinos, mas levantou poeira na quadra e nas arquibancadas com as fantasias, forró pé de serra e o clima nota mil. Todo mundo aderiu aos festejos, como os familiares, namorados, amigos, professores e muitos ex-alunos, como Joel Alves, que foi aluno do CAP e professor de Educação Física desse colégio. Ele é filho de Jadir Alves, que conheceu a esposa ainda no tempo em trabalhava como professor de Educação Física, profissão de pai para filho. E o casamento foi celebrado pelo fundador d Unigranrio, o saudoso José de Souza Herdy. Joel disse que seu filho deverá fazer parte da terceira geração a fazer parte do CAP.


Andréia Ramos Massa, coordenadora pedagógica do CAP Unigranrio/Duque de Caxias, está no CAP há 27 anos. Ela conta sobre os diferenciais do CAP, que têm fundamentos na iniciação científica.
“Nessa festa, o importante foi mostrar a regionalidade com os costumes típicos, dança de cada estado, além da diversidade e culturas características de cada estado brasileiro. O diferencial de ensino do CAP está no processo de relacionamento, onde alunos, professores e familiares têm um diálogo franco e harmonioso. A proximidade da escola com a universidade é vital, porque hoje registramos mais de 30 alunos do CAP nas atividades de iniciação científica, além de os estudantes compartilharem da infraestrutura da universidade. Eu tive o prazer de conhecer o fundador dessa universidade, José de Souza Herdy. Admiro muito a diretora do CAP, Arely Herdy Teixeira, por seu espírito profissional e humano”, conclui Andréia.

Descobrimos até futuros atores entre os ‘caipiras do CAP’. Guardem bem o nome de Isaac Rocha.
Isaac Teixeira Rocha está no 7º ano do Ensino Fundamental. Ele foi estudar no CAP por influência de seu pai, Jorge Luiz da Silva Rocha, que é professor de Química do CAP. Essa lição de casa é nota 10, pode crer. Isaac, embora influenciado pelo pai, tem na ponta da língua a profissão que deseja seguir. “Na minha igreja eu dei os primeiros passos como ator e, até hoje, já participei de sete peças teatrais. Desejo seguir nessa profissão para trabalhar em cinema e em novelas, no Brasil. Eu admiro muito alguns atores, como Giovanna Antonelli, JP Rufino e Antônio Fagundes”, define o talentoso Isaac.


Veja um pouco da festa que misturou carimbó, forró e outros ritmos do Nordeste!”
David Fernando, pai de Júlia Sthephany (8º ano do Ensino Fundamental do CAP Unigranrio), levou a família para prestigiar a participação de sua filha na dança típica nordestina.
Para o Pai, o ensino de qualidade é muito importante: “A Unigranrio, pro seus 47 anos de historia, é uma referencia para quem estuda no CAP e pensa vencer na vida. Eu comecei a estudar Química nessa universidade e, com incentivo de minha filha e de minha esposa, sei que voltarei para concluir o curso na Unigranrio. A festa julina do CAP é uma referencia em Duque de Caxias”, elogia David. Júlia tem sonhos e desafios que combinam com o espaço de estudo que ela compartilha no bairro 25 de agosto: “Eu estou gostando muito de estudar no CAP Unigranrio, mas tenho outros sonhos e desafios, porque penso fazer medicina, quem sabe aqui mesmo na Unigranrio”, completa.

