CAP Unigranrio/Santa Cruz da Serra sobe no conceito de alunos e professores

O CAP Unigranrio/Santa Cruz da Serra tem diferenciais de ensino que começam pela coordenadora dessa unidade, professora Maria de Lourdes, que está na instituição desde 2002. As amplas instalações e projetos especiais, a exemplo de Iniciação Científica, Horta na Escola, Mostra Cultural do CAP e passeios guiados por instituições e empresas, ajudam a decifrar caminhos para futura profissão de quem busca inovação, tecnologia e cidadania. A otimização do tempo na área da educação, como ensino colaborativo e focado em disciplinas voltadas ao mercado de trabalho, ajuda a derrubar barreiras rumo à realidade de nosso tempo. Os quase cinco mil metros quadrados de área construída concentram o CAP e a Unigranrio. Essa união favorece para que cada aluno do CAP pratique suas atividades nos mesmos laboratórios e equipamentos dessa universidade.
Empoderamento de alunas e ex-alunas que sabem os caminhos para o sucesso.
Para avaliar melhor o que estamos escrevendo sobre o CAP Unigranrio/Santa Cruz, basta ver o primeiro vídeo dessa reportagem (produção do Canal Unigranrio), a seguir, onde Suzana Grund, aluna do 3º ano do CAP, demonstra segurança, espontaneidade, talento e conhecimento adquirido no processo de ensino. A seguir, Elaine da Silva de Brito ressalta como as aulas de Biologia ajudam a entender melhor o funcionamento das plantas, a importância de legumes e verduras sem agrotóxicos. Alice Oliveira, ex-aluna do CAP, retorna a esse colégio para complementar seu estágio. Suas dicas também são muito importantes. Veja os três depoimentos nesse vídeo a seguir.
Diretor da unidade Santa Cruz da Serra mantém diálogo aberto com professores, alunos, pais e responsáveis, além da comunidade em geral.
O CAP Unigranrio/Santa Cruz tem motivos de sobra para comemorar seu sucesso nessa região da Baixada Fluminense. O investimento na infraestrutura de salas de aula, laboratórios, biblioteca e informática dão o tom da conectividade almejada por professores, coordenadores de ensino e, em especial, ao diretor da Unidade Santa Cruz da Serra, Hermenegildo dos Santos Ramin, ou simplesmente Lico, como é conhecido por todos. Ele, que está à frente do CAP Santa Cruz da Serra há muitos anos, ratifica que o ambiente de convivência leva em conta ética, capacitação do corpo docente, diálogo com alunos, pais e responsáveis e, ainda, com a comunidade do entorno do CAP.


Responsabilidade social é um dos pilares do CAP Unigranrio/Santa Cruz.
A coordenadora dessa unidade, professora Maria de Lourdes, tem a receita pronta do sucesso do CAP. Ela enaltece os valores do CAP Unigranrio/Santa Cruz e lembra que campanhas solidárias reforçam os valores de cidadania e de responsabilidade social. Na última gincana realizada no CAP, os alunos arrecadaram 5 mil peças de roupas e 3.200 kg de alimentos, todos revertidos para instituições desse município. Maria de Lourdes lembra que a próxima Mostra Cultural ocorrerá neste próximo sábado, 28 de outubro, de 9h às 15 horas. Veja o depoimento dela em vídeo.
Diretor do CAP Unigranrio/Santa Cruz valoriza o tema sustentabilidade em cenário educacional.
Lico explica que os professores de Biologia incentivaram seus alunos na criação e manutenção da Horta na Escola. A captação da água de chuva é outra novidade que ajuda no processo de irrigação de plantas e na limpeza da unidade escolar. Ao visitarmos a horta localizada no CAP, em companhia da diretora do CAP, Arely Herdy, da coordenadora Maria de Lourdes e do diretor do CAP Unigranrio/Santa Cruz, Lico, entendemos melhor os objetivos do projeto Horta na Escola: “Nós já colhemos de tudo um pouco aqui no CAP. Nós listamos couve, girassol, cebolinha, cenoura, espinafre e alface, mas há novas sementes a caminho. Esse projeto objetivou a ideia sobre práticas educativas, de olho na interdisciplinaridade e no entendimento de teorias diversas. A associação entre teoria e prática permite, por exemplo, que o ensino de ciências e biologia seja mais satisfatório e expressivo”, completa Lico.


A força do ensino começa pela infraestrutura do CAP Unigranrio/Santa Cruz.
O CAP dispõe de dois laboratórios de informática, biblioteca informatizada, espaço para Educação a Distância, quadra de esportes, duas piscinas, 12 salas de aula e um auditório. Em três turnos diários, a unidade está preparada para receber até 2.400 alunos. A Unigranrio conta com cursos presenciais de Administração, Recursos Humanos e Logística.


O pulo do gato para aluna que pretende seguir a carreira de medicina Veterinária começa dentro de casa.

Luíza Ribeiro Oliveira de Souza, aluna do CAP, deseja fazer medicina veterinária. A mãe dela estudou na Unigranrio e, com isso, foi grande incentivadora do ensino de sua filha. “Eu acho que o conhecimento sobre as plantas se estende para outras áreas do conhecimento com ganhos que são úteis aqui na horta escolar, assim como em casa. Hoje, temos exemplos bem legais de nosso cultivo, como girassol, couve, beterraba, alface, salsinha entre outras novidades. Eu visitei a estrutura da Unigranrio, em Caxias, e percebi o quanto o ensino é relevante para nossa profissão desejada,”, comenta Luíza.
Aluna do CAP confirma que vai cursar Farmácia na Unigranrio. Nota do MEC comprova seu interesse nessa universidade.
Elaine de Silva de Brito, também aluna do CAP, é mais uma da turma que aprova esta prática de ensino sustentável. Para ela, o aprendizado do CAP teve apoio integral de seus pais. “Eu gosto muito do funcionamento do ensino do CAP. Meu sonho é fazer graduação na área de Farmácia e, quem sabe, poderei estudar na Unigranrio. O fato de estudarmos num ambiente que também faz parte dos cursos de graduação, ajuda-nos a entender a importância de nossos objetivos futuros. Eu conheci a Unigranrio/Caxias e, agora mesmo, fiquei sabendo que o curso de Farmácia obteve nota máxima pelo MEC. Meu futuro é estudar nessa universidade”, relata Helaine.

Aluna do CAP disse que teoria e prática formam binômio fundamental para quem deseja seguir carreira profissional.

Nathália Esthefany Costa da Silva, do CAP Santa Cruz da Serra, tem orgulho de fazer parte do CAP “Eu, que pretendo seguir carreira militar, acho que a tecnologia em sala de aula ajuda muito, mas é na prática que muitas vezes tudo fica esclarecido. O aprendizado sobre a horta escolar vai além da sala de aula, porque desenvolvemos prática com amplo apoio das aulas teóricas e com estudos que fazemos por meio das aulas de biologia, da internet e das redes sociais. Esse aprendizado no CAP é muito puxado, algo que pouco vemos em outras instituições”, completa Nathália.