Bolsista de Iniciação Científica da Unigranrio é destaque na 69ª edição da SBPC

Uma realização para quem vê a vida melhor no futuro! A Unigranrio parabeniza mais um de seus alunos pesquisadores, Gabriel Princesval Caetano, bolsista de Iniciação Científica e graduando do curso de Letras, que recentemente participou da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ocorrida no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG). Nesse evento reconhecido por centenas de universidades brasileiras, Gabriel apresentou o pôster sobre o Mapa das Injustiças Ambientais de Duque de Caxias, desenvolvido em parceria com bolsistas de iniciação científica e tecnológica do mesmo grupo.
A força que impulsiona o raciocínio lógico e a pesquisa tem uma base muito sólida na própria universidade.
Gabriel Princesval Caetano faz parte do Grupo de Pesquisa, Educação, Natureza e Sociedade (PENSO/CNPq), do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes. Durante a SBPC, sob orientação da professora Cleonice Puggian, ele obteve grande atenção e visibilidade para a pesquisa desenvolvida na instituição. Tudo isso é fruto de muitas horas de estudos, de determinação e foco nos objetivos de vida.


A conexão entre educadores e o mercado de trabalho é fundamental.
Como resultado desse investimento tão precioso na formação profissional de Gabriel, Cleonice Puggian reconhece que o programa de iniciação científica tem como alavanca fundamental os incentivos gerados pela participação dos graduandos em pesquisas de alto nível na Unigranrio. Os desafios, porém, não são poucos num país que vive crises políticas e econômicas. Todos nós sabemos que as instituições de ensino precisam fortalecer a conexão entre educadores e o mercado de trabalho, mas a base fundamental está no propósito de buscar diversas fontes de financiamento.

Gabriel Princesval Caetano agradece pela oportunidade de ter participado da SBPC e por ser aluno da Unigranrio.
A melhor de todas as reflexões sobre a importância de um evento como o da SBPC, com certeza, está no depoimento deixado por nosso aluno Gabriel Princesval Caetano: “Esta foi a minha primeira experiência em um grande evento. Eu achei maravilhoso encontrar outros alunos de Iniciação Científica, que também fazem pesquisa em suas universidades. Posso afirmar também que fiquei orgulhoso por ser aluno da Unigranrio, universidade que proporcionou a minha ida a um encontro dos mais significativos na área da ciência”, conclui.
A Reunião da SBPC é realizada desde 1948,
com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, além de pesquisadores, graduandos, professores e estudantes do ensino fundamental e médio. A programação científica conta com conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres.
