Banda ‘Crônicas de Rua’ leva o troféu Unifest com Rima de Alforria

A segunda edição do Festival de Música Unigranrio (Unifest), em Duque de Caxias, foi tudo de bom, mesmo. Os 12 finalistas mostraram seus talentos, mas quem roubou a cena e levou o troféu Unifest foi a “Banda Crônicas de Rua”, com a música ‘Rima de alforria’. Os músicos levantaram a plateia e tomaram de assalto o palco com um rap crítico à política de exclusão social e de acidez rítmica multifacetada. Os cerca de 200 fãs da boa música da Baixada Fluminense curtiram vários ritmos e interpretações que surpreenderam a todos os presentes ao evento, assim como aqueles que viram tudo via YouTube e no Facebook da Unigranrio, com transmissão do Canal Unigranrio. As fotos também foram feitas pela turma do Canal.
Baixada revela talentos múltiplos.
A noite quente foi o convite para emoldurar a alegria contagiante das torcidas organizadas, embaladas por boas canções e excelentes intérpretes, que se revezavam no palco entre bandas e números individuais. As letras das músicas deram uma amplitude ao cenário atual do nosso país, reverberando com acidez críticas contundentes, como no Rap das bandas ‘Crônicas de Rua’ e ‘Mídia Alternativa’, entre outras. O DNA do Unifest teve guitarras cantantes e ensandecidas, assim como um tempo especial para um clássico da Bossa Nova, ‘O Barquinho’, de Roberto Menescal. A Banda Clube Soda, que ficou em 3º lugar, deu um show instrumental com arranjo inédito.


Embalos de sexta à noite.
A Banda Intrépida ficou em 2º lugar com a música ‘Lugar desconhecido’. A programação do Unifest 2017 teve cheiro de renovação, com músicas autorais e aquelas ‘carimbadas’ da nossa MPB. Os embalos de sexta à noite teve de tudo um pouco, onde vimos artistas com muita técnica, solidez e alegria, não necessariamente nesta ordem. E a folia demorou a começar, mas esquentou mais ao final, após músicas dançantes de algumas bandas.


Júri do Unifest tem a marca do sucesso profissional.
O júri do Unifest, totalmente técnico, foi digno de aplausos, porque alternou comentários importantes e críticas pra lá de construtivas, tudo na medida dos critérios estabelecidos, como harmonia, técnica instrumental e presença de palco. Da Ghama (ex-guitarrista do Cidade Negra), Alberto Aquino, editor do Extra VIP (jornal Extra Baixada), Arthur Willian (jornalista da TV Brasil e professor da Unigranrio), além de Brener e Matheus, vocalistas da Banda Refúgio.

Idealizadora do Unifest garante nova edição para 2018.

Sônia Mendes, pró-reitora Comunitária da Unigranrio, explica que “o objetivo do Unifest é abrir espaço para novas expressões musicais, culturais e artísticas produzidas por alunos dos diversos cursos dessa universidade, além de pessoas da Baixada Fluminense”. Esse evento, que já faz parte do calendário de eventos artísticos da Unigranrio, já faz parte do calendário de eventos.
Aproveitamos para agradecer aos apoiadores Styllus Formatura, Banco Santanter, Pra Valer e Escola de Música ETM.