As unidades Barra da Tijuca e Duque de Caxias realizam ação preventiva contra o câncer de próstata na campanha Novembro Azul


A acadêmica de Enfermagem Rayane verificou a pressão arterial e fez teste de glicose no estande do campus
O dentista e cientista Luiz Carlos Moreira afirma que a Unigranrio é pioneira na disciplina Odontologia Hospitalar.
Luiz Carlos está implantando a disciplina de Odontologia Hospitalar nos campi Duque de Caxias e Barra da Tijuca: “A Unigranrio é a única universidade que tem na grade curricular essa disciplina, voltada a alunos do 8º período. Há mais de 20 anos, eu e minha equipe desenvolvemos atividades que dignificam a nossa universidade. Hoje, durante a campanha Novembro Azul, nos demos início a um programa de câncer bucal e de estomatologia, com ambiente muito propício, com pessoas interessadas em prestar atividades que contribuam para a qualidade de vida dessa comunidade. Fizemos um teatro em que a ‘estrela’ da companhia foi Maria das Dores, uma boneca que representa toda a história do câncer bucal”, explica Luiz Carlos. As professoras Andrea Braga Morelli e Tatiana Omena apoiaram essa atividade coordenada por Moreira.


Enrique Antonio Covarrubias Loyaza, professor de Medicina da Unigranrio (Barra e Duque de Caxias), disse que “18 milhões de brasileiros sofrem de diabetes”.
A futura psiquiatra Cely Caroline Pontes Morcerf acredita que a medicina dá passos largos em direção à humanização.
Cely Morcerf, aluna de Medicina que se mudou de Maceió para alçar novos voos, sempre almejou cursar a área da saúde, porque na infância teve algumas complicações que a obrigaram a ficar internada em hospitais. Ela justifica que muitas das vezes, quando hospitalizada, chegou a notar a falta de atenção de equipes médicas a pacientes dentro das unidades de tratamento. “Eu sempre observava que era necessário mudar este cenário de atendimento. Com o tempo, verifiquei que a postura do profissional de saúde teria que ser outra, de forma mais humanizada. Eu descobri que a medicina estava no meu caminho profissional, de vez. Eu entrei na Unigranrio pelo ENEM, mudei de vez para o Rio de Janeiro, sozinha, mas posso dizer que, hoje, realizo meu sonho de vida. Eu pretendo seguir na área de psiquiatria, porém, enquanto administro meus estudos acadêmicos, também colaboro nas atividades da Liga Acadêmica de Saúde Mental, aqui na Unigranrio, cuja proposta é trabalhar com a comunidade, por meio de palestras e trabalhos em comunidades carentes e hospitais”, conclui, Cely Morcerf.
