Alunos de Engenharia Civil projetam ensino acadêmico de olho nas tecnologias sobre estruturas de concreto

A universidade é o lugar mais adequado para ganhar experiência, testar e validar ideias, além de promover metodologias ativas e empreendedorismo. O curso de Engenharia Civil da Unigranrio aproxima seus alunos da tecnologia mais avançada sobre obras importantes no Estado do Rio e outros estados. No encerramento desse semestre, o professor desse curso, Marco Antônio Amâncio Ribeiro, deu uma aula muito dinâmica sobre os temas ‘Refinaria Abreu e Lima’ (executada em grande parte com estruturas pré-moldadas de concreto armado), Túnel Marcello Alencar (executado por trechos e finalizado de maneira monolítica em concreto armado) e Ampliação do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (executado com lajes tipo Bubbledeck com capitéis em concreto armado).
Professor de engenharia provoca um brainstorming sobre métodos acadêmicos e tecnologia aplicada em obras públicas.
Antes das férias de julho, os alunos de engenharia fecharam este semestre onde analisaram de tudo um pouco, de forma a entender as diferenças entre aplicação de métodos acadêmicos até os processos comerciais mais sofisticados. Tudo ficou mais evidente quando os alunos observavam as plantas de cada obra no telão do auditório/cinema, O professor Marco Antônio, que tem competência inquestionável, indagava de seus alunos qual a solução que os mesmos dariam para uma literatura muito própria e familiar, como armadura de viga, armadura de laje, ou mesmo plantas com diversos detalhes sobre ancoragem reta, armadura positiva, decalagem e outros nomes já decodificados no dicionário dos discípulos da engenharia. O curso de Engenharia Civil da Unigranrio está subordinado à Escola de Ciência e Tecnologia, sob a direção de Vítor Lopes.
Futuros engenheiros têm aula sobre estruturas de concreto nas obras do Túnel Marcelo Alencar, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e da Refinaria Abreu e Lima.
Os alunos do curso de Engenharia Civil não tiravam os olhos sobre projetos como o Túnel Marcelo Alencar, onde era possível ver detalhes, a exemplo de formas metálicas, em formato de arco, que foram instaladas para moldar o concreto em trecho da obra. Os alunos também prestaram muita atenção nas plantas sobre as obras do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, com ênfase na projeção sobre lajes Bubbledeck, que ajudaram a reduzir o peso próprio das lajes, ocasionando menor custo e mais agilidade no processo da construção. Finalmente, Sobre a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, os alunos também puderam acompanhar detalhes sobre a construção e montagem dessa refinaria, os milhares de metros cúbicos de concreto para as fundações e as demais fases de execução.


A engenharia intelectual que constrói profissionais com visão globalizada.
O futuro engenheiro civil deverá ter conhecimentos interdisciplinares, capacidade de atuar em diversas demandas profissionais, principalmente numa das cinco grandes áreas: construções, geotecnia, estruturas, recursos hídricos e transportes. Com a rápida evolução da tecnologia, os engenheiros e futuros profissionais devem manter-se atualizados a cada instante. Inclusive os currículos passam por alterações importantes a cada ano, para que posam integrar conhecimentos científicos e tecnológicos. Os futuros profissionais que vimos nessa última aula do semestre são questionadores, porque observaram atentamente as plantas distribuídas por Marco Antônio, ao mesmo tempo em que promoveram bate-papo com outros colegas sobre como responder algo que foi sugerido por ele no telão.


Aluna de Engenheira Civil está a dois passos do paraíso, digo do canteiro de obras.
Brenda Gonçalves Oliveira, aluna que defenderá trabalho de Conclusão de Curso (TCC) até o fim de ano, mostrava-se ansiosa para apresentar a todos um resumo de seu trabalho sobre ‘Estrutura de concreto pré-moldado’, sob os olhares atentos de seu orientador, professor Marco Antônio. Brenda está convicta de que seu projeto abrirá portas para seu sonho profissional. Ela, que está no 9º período e reside em São João de Meriti, tem muito orgulho de seu pai, técnico de eletrônica, e de sua mãe, que é cozinheira nota 10, como descreve com emoção. Se alguém tem dúvida do sucesso que Brenda vai fazer na vida, basta ver o vídeo a seguir, onde ela e o professor Marco Antônio respondem às perguntas do Unigranrio/Notícias.
Curso de engenharia da Unigranrio tem estrutura e alicerces educacionais ancorados na história vitoriosa dessa universidade, que completa 47 anos com base na competência, ética, inovação e profissionalismo.
A aula de encerramento desse semestre revela que a maioria dos alunos dá a certeza de que seus conhecimentos e a escolha do curso de engenharia têm convergências empreendedoras, alicerçadas na estrutura do curso, nos professores que atuam no mercado de trabalho, na infraestrutura de uma universidade que completa 47 anos e na certeza da escolha da profissão. Marco Antônio faz questão de mostrar que a hora de errar é na universidade, porque, depois, a responsabilidade será muito grande, já que o engenheiro é quem vai assinara as plantas e projetos. “Nisso, o seu nome e o da instituição que vocês cursaram engenharia vão fazer toda a diferença nos resultados de cada obra executada”, conclui Marco Antônio.



Coordenador do curso de Engenharia Civil, Élvio Machado Martins, deixa um recado para aqueles que pensam ir além da sala de aula.
“Quando vocês forem para o mercado de trabalho, as demandas e desafios serão muito bem definidos. O comprometimento que cada um tem dentro da universidade deve ser o mesmo que norteará a vida de vocês, seja nas empresas ou nas atividades diversas que essa profissão lhes permite”.