Alunos da Unigranrio ganham prêmios em competições para produção de aplicativos e soluções digitais

Nos dias 21, 22 e 23/7, nossos alunos do curso Sistemas de Informação fizeram sucesso durante o HackPUC, festival de ‘cultura digital’ com maratona de 36 horas ininterruptas, em disputa sobre criação de aplicativos entre 37 equipes, compostas por 150 desenvolvedores de aplicativos e soluções digitais, de universidades públicas e privadas. A competição também reuniu uma mostra de projetos voltados para as áreas de tecnologia e empreendedorismo digital (Mostra Maker), palestras e debates com profissionais do mercado (HackTudo), entre outras atividades. Nossos alunos do Hackathon/PUC-Rio ficaram em 3º lugar, onde o júri levou em conta subtemas como originalidade, dificuldade tecnológica, viabilidade tecnológica e utilidade.
Você também verá outras premiações em eventos semelhantes, a seguir.

O HackPUC 2017 reuniu os melhores das melhores universidades e instituições de ensino do Estado do Rio de Janeiro.
O que vocês verão nestes próximos vídeos são depoimentos e bate-papos com alunos que vêm fazendo sucesso e ganhado prêmios em competições de Hackathon, na Unirio, Fiocruz, IBM e PUC-Rio. Alunos do Bacharelado em Sistemas de Informação e do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas estão muito à frente de seu tempo, onde o mercado de trabalho está de olho nesses talentos. Agradecemos ao Canal Unigranrio, em especial a Luciana Souza (coordenadora do Canal Unigranrio), a Víctor Lima, cinegrafista, além de Nathália Mendes (MKT/Unigranrio) que editou os vídeos.
Luan Sena, aluno do curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unigranrio, participou do Hackathon da Fiocruz, cujo tema foi “Hackathon em Saúde”, onde a equipe dele desenvolveu o subtema “Controle de Vetores”, sendo a vencedora dessa competição. O primeiro lugar foi um grande incentivo para todos, onde cada um ganhou um troféu, além de participação em evento na cidade de São Paulo e cursos de capacitação na Fiocruz. Veja o vídeo a seguir.
Gabriel de Castro Souza Lima e Lucas da Silva Trindade, alunos de Sistemas de Informação participaram do Hackathon da IBM, no Rio de Janeiro, onde eles concorreram na categoria de aplicativos com 16 equipes. O segundo lugar foi muito comemorado entre eles, visto que o aplicativo criado nessa competição versou sobre um indexador de produtos mais baratos em mercados e supermercados. A premiação foi um curso sobre a plataforma IBM Bluemix, que oferece funções e serviços em nível empresarial fáceis de integrar aos aplicativos da nuvem. Vejam o vídeo.
Alessandro Cerqueira, coordenador Acadêmico do Bacharelado em Sistemas da Informação e CST de Análise e Desenvolvimento de Sistemas/Unigranrio, mostra diferencias que evidenciam a formação de profissionais com visão empreendedora.
“Um aspecto importante do projeto pedagógico de nossos cursos é que temos uma visão tecnológica mais profunda, se compararmos com a de outros cursos semelhantes no Estado do Rio de Janeiro. Hoje, muitas das tecnologias mais recentes não são comentadas em outras instituições. A trabalhabilidade, que significa a capacidade de os alunos se inserirem e se destacarem no mercado de trabalho, além de produzir ideias para criação de suas startups, é uma realidade em nossos cursos. Outra meta educacional dos cursos da Unigranrio é formar DevOps, profissionais de Tecnologia da Informação capazes de empregar técnicas de agilidade para o desenvolvimento e operação de sistemas de informação, já que esta é uma das novas tendências do mercado de trabalho e que carece de profissionais com esta formação”, comenta, Alessandro Cerqueira.


No vídeo a seguir,
destaque para Allison Verdam da Cunha, aluno e estagiário da Unigranrio, e um dos participantes do Hackathon/PUC-Rio; Gabriel de Castro Souza Lima também foi um dos idealizadores do aplicativo da Unigranrio. Neste último Hackathon, o tema da equipe foi sobre tecnologia de pagamento Mobile, voltado para área de restaurantes e supermercados. Outro aluno desse projeto é Lucas Trindade, que trabalhou no Núcleo de Educação a Distância da Unigranrio (NeAD), onde ajudou a produzir apostilas digitais, além de ter colaborado no aplicativo da Unigranrio, quando atuava na DTI. O quarto aluno é Nicolas Pereira, que além e aluno é funcionário da Unigranrio. Ele completa o raciocínio sobre premiação e do espírito de equipe durante as 36 horas de esforço mental e físico.
João Gabriel Moura, aluno de Sistemas da Informação, começou seus estudos ainda no CAP Unigranrio. Ele participou, em maio deste ano, do Hackathon/Unirio, em disputa com 10 equipes e 60 competidores. O tema dele foi criar um aplicativo voltado para o desenvolvimento educacional de universitários. Seu colega de curso, Diego Cerqueira, que acaba de chegar de uma viagem à Espanha, fez parte desse Hackathon. Ele explica que o aplicativo foi totalmente voltado a ajudar universitários em seus estudos. Diego comenta ainda sobre os prêmios e os diferencias dessa competição. Veja o vídeo.

Alessandro Cerqueira fala com orgulho dos alunos de Sistemas de Informação: “Basta olhar para os nossos alunos que participaram do APP Unigranrio, aqui presentes, para ter a certeza de que todos brilharão profissionalmente em qualquer empresa brasileira ou estrangeira”.
“O desenvolvimento de competências em nossos cursos também envolve ações que vão além do que é ministrado em sala de aula. Há o estímulo à pesquisa e à produção de soluções em TI para a construção de projetos. Isto faz com que se destaquem em suas atividades profissionais. Isto pode ser observado aqui mesmo na Instituição. Todos os grandes projetos de tecnologia da informação da Unigranrio, em algum momento, tiveram a participação de nossos ex-alunos de Sistemas de Informação. Um exemplo disso é o nosso Portal Acadêmico, que está aí desde 2003 e que é muito elogiado por professores, funcionários e alunos”, conclui.
Os organizadores do HackPUC montaram um esquema de competição com outros atrativos.
As novidades estavam por toda a parte, como oficinas de brinquedos, robótica, Lego e foguetes. Os alunos de Sistemas de Informação da Unigranrio tiveram três dias intensos, sob orientação de mentores, que apoiaram a criação de um modelo de startup viável e de iniciativa inovadora. No mapa das projeções, os olhos dos participantes ficaram divididos entre seus projetos e palestras com mestres, nos temas mais variados, como drones, câmeras de smarthphones, vídeos em 360 graus, uso do YouTube e as famosas redes sociais, produção independente e influenciadores digitais.


O domingo foi o dia de fechar a tampa do evento com palestras sobre Empreendedorismo Social, além de Criação e Colaboração em Rede.
Esses são os jovens que fazem a diferença em seus ambientes de estudo e de trabalho, que potencializam seus sonhos e aceleram seus projetos profissionais e de vida. De olho nas premiações, mas principalmente no network, todos participantes tiveram tempo de somar conhecimentos em torno de intercâmbio, solução nos campos da arte, cultura e das tecnologias do Movimento Maker, a do “faça você mesmo”. Educação e Esporte na Era Digital também movimentaram os fanáticos por games e afins.
Relação de Premiações em Hackatons.
1º Lugar – Hackaton Fiocruz (Luan Sena)
2º Lugar – Hackaton Unirio (João Gabriel Moura, Diego Cerqueira, João Victor Puggian, Igor Felipe)
2º Lugar – Hackaton IBM (Gabriel de Castro Souza Lima e Lucas da Silva Trindade)
3º Lugar – Hackaton PUC (Alisson Verdam da Cunha, Gabriel de Castro Souza, Lucas Trindade, Nicolas Pereira)
