Alunos aprendem química na fonte de Luis Augustus, o Mestre da Cerveja

Chegou a prova para alunos de paladares mais exigentes! Aula que ensina a fazer cerveja dentro de sala de aula provoca a maior química entre professores e alunos. Ah, desse jeito não vai faltar aluno nos laboratórios universitários. Essa boa ideia tem nome e sobrenome, porque o professor Luis Augustus, dos cursos de Química e de Engenharia Química da Unigranrio, foi além da sala de aula ao inovar seu projeto com metodologias ativas. Sim, mas tudo é elaborado com muita calma, de olho na teoria da disciplina ‘Processo Industrial Bioquímico’ e nos ingredientes da cozinha industrial, localizada no laboratório da Unigranrio/Caxias. Os alunos saem dessa aula com duas certezas: beber cerveja é coisa fácil e rápida, mas fazer cerveja artesanal pode levar até 30 dias de muito trabalho. Vejam a reportagem da TV Record: http://bit.ly/2gFjtZf.

Ex-aluno dos cursos de Química e Farmácia da Unigranrio brilha como professor nessa universidade.
Luis Augustus ensina que o processo todo para produção de cerveja tem nomes diferentes e etapas distintas, como mostura, clarificação, fermentação, maturação e carbonatação. Ele já havia inaugurado um negócio particular nessa área, batizando a sua marca de cerveja com o nome Salamis. Daí para sala de aula, podem crer, as receitas se multiplicaram e os sabores também. Mais de 40 alunos desses cursos já passaram pelo passo a passo de como empreender e produzir cerveja. “É supergratificante ver o brilho dos alunos quando eles conseguem vivenciar o que ensinamos em sala de aula e nas aulas práticas no laboratório. Estou na Unigranrio há seis anos e, nesse tempo, avalio que o ensino dessa universidade é muito bom. Eu sou ex-aluno da Unigranrio dos cursos de Química e de Farmácia, onde sempre encontrei excelentes professores.
Marcele Pereira, aluna de Química, também está nesse aprendizado prático.
Marcelle Pereira deu entrevista para a TV Record, onde comentou que as aulas ficaram mais divertidas com a prática de laboratório, onde cada um passa a colocar as mãos nos ingredientes da cerveja e no ferramental da cozinha industrial. Até que se possa provar de uma geladinha, há muito o que fazer, desde a moagem até a maturação.


Julyane Sales, também aluna de Química, participa de projeto de iniciação científica.
Julyane Sales também participou da entrevista para a TV Record. Ela, que está num projeto de iniciação científica sobre “Análise de água para fins cervejeiros”, tem a certeza que um dos ingredientes mais importantes é a qualidade da água a ser utilizada na fabricação. A cerveja que mais admiro é a Salamis, produzida por nosso professor Luis.
Luis Augustus, o Mestre da Cerveja, mostra o caminho para quem deseja aprender a fazer cerveja artesanal.
O tempo para se produzir cerveja poderia fazer muita gente desistir de beber, mas Luis Augustus, o Mestre da Cerveja, começou a fazer sua peregrinação ainda em casa, por hobby. Ele ensina que a cerveja artesanal é feita de água, malte, leveduras e água, muita paciência e vontade para moer o ingrediente. Depois, nossos alunos aprendem que é hora de colocar tudo numa tina com água quente. A partir daí, o amido começa a se transformar em açúcar, que passa a ser o alimento das leveduras nos próximos passos dessa produção. Depois de entender a primeira parte, os alunos partem para filtragem, etapa que dura cerca de uma hora.


Aprendizado em lições que vão da teoria à prática reforça o interesse pela cerveja, antes do primeiro gole.
A sede por uma cerveja artesanal cresce, enquanto começa a fervura para eliminação de microorganismos, momento em que é chegada a hora de adicionar o lúpulo, responsável pelo aroma, sabor e amargor à cerveja. Depois dessa outra etapa, chega-se ao andamento de resfriamento, em torno de 20 graus. Durante a fermentação, o professor Luis explica que o açúcar é transformado em álcool, ester, fenóis e compostos de aroma e sabor, além de gás carbônico. A maturação tem etapa importante também, para que as leveduras atuem mais um pouco na cerveja. Finalmente, chega a hora mais difícil: provar a geladinha.
Feira Food Trucks de Cervejas Artesanais vai agitar Caxias nos dias 10, 11 e 12 de novembro.
De 10 a 12 de novembro, nossos alunos de Química estarão na Feira Food Trucks de Cervejas Artesanais Cerveja, que ocorrerá em Duque de Caxias. Um festival de cervejas artesanais promete agitar Caxias nestes três dias de festa, onde o público encontra diversos rótulos de cerveja artesanal, inclusive a Salamis, do professor Luis Augustus, o Mestre da Cerveja. Além disso, o evento terá o melhor da gastronomia desse município, boa música e muito tempo para colocar o papo em dia.