Aluna de medicina da Unigranrio conquista 1º lugar no concurso NBChina e ganha viagem de intercâmbio em universidade de Xangai

Um provérbio chinês pode ter servido como passaporte para a chegada de Cely Morcerf à China. Com base na frase ‘Sem o fogo do entusiasmo, não há calor da vitória’, a estudante de Medicina da Unigranrio/Barra alcançou o primeiro lugar no concurso “Núcleo Brasil-China 2017”, numa disputa acirrada em que cerca de 300 acadêmicos de medicina de todo o Brasil, de universidades públicas e privadas, disputaram quatro vagas para um estágio de 30 dias na Universidade Xangai de Medicina Tradicional Chinesa (fundada em 1956). Essa universidade abriga anualmente mais de 1.500 estudantes estrangeiros de curto prazo. Os outros três classificados são da Unirio (RJ), Fepar (Curitiba) e da UFSC (Florianópolis). Isso é ir além da sala de aula.

Brasileiros e chineses fazem intercâmbio simultâneo a partir de 15 de junho de 2017.
O NBChina consiste em modalidade de intercâmbio da direção executiva nacional dos estudantes de medicina, via CLEVS (Centros Locais de Estágios e Vivencias) de faculdades de medicina de todo o Brasil e de acadêmicos de medicina tradicional da China. Ao mesmo tempo em que quatro estudantes partem rumo a Xangai, outros quatro chineses chegam ao Brasil para o processo de qualificação. Tudo se dará a partir do curso ‘A Miraculous Jorney to explorer tradicional Chinese medicine’,oferecido pela Universidade de Xangai. Lá, nossos alunos terão a companhia de estudantes vindos de outros 30 países. Haverá também aulas básicas da língua local, o mandarim e de atividades culturais. Veja mais detalhes ao final desta reportagem.
Ela é notável nos estudos e na forma de atuar em projetos sociais, muitas vezes desafiadores. Cely é Totalmente Demais!
Cely Morcerf, alagoana que escolheu o Rio de Janeiro como trampolim para novas conquistas na vida, dedica-se aos estudos, projetos sociais de destaque – Universitário Sangue Bom e projeto Ilumine, que tem ligeira semelhança com o Doutores da Alegria – e uma meta que supera a maioria dos estudantes de medicina de todo o Brasil. Seu currículo é imenso, mas destacamos aqui seus 200 trabalhos acadêmicos e 80 publicações em revistas científicas, além de reconhecimento sobre trabalhos em congressos nacionais e internacionais. Ela, que está no 10º período de medicina, é um fenômeno. Cely Morcerf é líder como poucas e já ocupou vários cargos importantes em sua trajetória na Unigranrio.
Luis César Lopes, cirurgião vascular com doutorado pela Universidade de Dusseldorf (Alemanha), afirma: “Pesquisa é o grande diferencial, seja no Brasil ou em qualquer parte do mundo”.
Cely Morcerf, que a partir de 2018 deseja atuar como psicanalista no projeto Médicos sem Fronteiras, buscou inspiração para trabalhar na área da saúde lá em Maceió, em companhia de sua família. Seu pai é técnico de enfermagem e a mãe professora, mas para falar um pouco de sua conquista, passamos o bastão para seu orientador de pesquisa e responsável por TCC do curso de Medicina da Unigranrio/Barra, Luis César Lopes. Ele é cirurgião vascular, doutor pela Universidade de Dusseldorf (Alemanha), e com verdades que valem a pena conferir.
Andréa Regina dos Santos Murza da Rocha, coordenadora do curso de Medicina da Unigranrio/Barra elogia Cely Morcerf e fala sobre os diferenciais desse curso.
Conheça os temas que nortearam os jurados do concurso NBChina.
Os critérios que nortearam a escolha dos vencedores desse processo seletivo rumo ao concurso “Núcleo Brasil-China 2017” foram bem escolhidos, mas pesquisa teve o peso maior nessa seleção. Os jurados selecionaram os quatro vencedores com base no perfil e mérito acadêmico, com pontuações em projetos de pesquisa e iniciação científica, estágios extracurriculares, monitorias, ligas acadêmicas, projetos de extensão, gestão de centro acadêmico, línguas estrangeiras, apresentação de palestras, organização de eventos científicos, além de publicação de artigos científicos originais em revistas. Cely mereceria um Oscar pelo conjunto da obra.


O algo mais que só a China poderia mostrar.
Além do estágio em medicina em 2 hospitais de Xangai, Cely terá aulas teóricas em inglês sobre: ‘O corpo humano em medicina chinesa’, ‘Doenças na medicina chinês’, ‘Farmacologia chinesa’, “Medicina diagnóstica’, “Meridianos e acupontos”, ‘Tuina e Acupuntura na vida moderna’, ‘Tratamento em medicina chinesa para doenças prevalentes’, entre outras.
E para não dizer que não falamos de flores….
Cely Morcerf terá direito a atividades culturais, passeios, visitas a hospitais, a Campos de Plantas Medicinais, entre outros. Os quatro brasileiros aprovados nessa seleção receberão passagens de avião, hospedagem, alimentação, transportes para passeios culturais, bolsa de estudos e estágio, tudo por conta da Universidade de Xangai.

