Adolfo Martins, Presidente da Folha Dirigida, dá palestra para alunos de jornalismo

Dia 23 de fevereiro, às 10 horas, o mineiro Adolfo Martins de Oliveira, diretor-presidente do Grupo Folha Dirigida (fundado em 1985), dará aula magna para alunos do curso de jornalismo da Unigranrio, no campus I, em Caxias. Ele, que é autoridade absoluta em jornalismo educacional, vai abordar o desempenho da Folha Dirigida no Brasil, ao longo de mais de 30 anos, além de tocar em temas como concursos e mercado de trabalho. Adolfo é um exímio cronista, fala de improviso com enorme desenvoltura e chega a emocionar jovens e adultos durante seus discursos. O empresário da Folha Dirigida subverte e brinca com o imaginário ao falar do papel do jornalismo e de sua empresa.

Adolfo Martins domina o jornalismo sobre educação no Brasil
O jornalista de Araxá, que iniciou sua carreira em 1965, desempenhou inúmeras funções, como repórter, assessor de imprensa, redator, editorialista, chefe de reportagem e, finalmente, editor de educação. No extinto Jornal dos Sports, Adolfo criou uma editoria de educação. Muitos jornais de educação ‘sumiram do mapa’ no Estado do Rio de Janeiro, mas a Folha Dirigida continua referência em todo o Brasil. Com vasta bagagem intelectual, Adolfo trabalhou com jornalistas de renome, como Heitor Cony, Fernando Segismundo, entre outros.
Preparo físico e reconhecimento público
O jornalista Adolfo Martins faz questão de fazer suas caminhadas diárias na orla da Zona Sul, antes de ir para a redação da Folha Dirigida na Rua do Riachuelo, no Centro do Rio. Ele percorre todos os andares do Grupo Folha, antes de ir para sua mesa de trabalho. Ele já recebeu diversos prêmios, mas destacamos aqui o de Educador do ano, recebido pela Academia Brasileira de Educação, em 2002. É dele a autoria do Prêmio Personalidade Educacional, promovido pela Folha Dirigida.


Adolfo Martins = Dínamo educacional
Adolfo é muito dinâmico, empreendedor e desfila legitimidade ao falar de educação, seu tema preferido. Por tudo isso, ele já recebeu o Título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro, da ALERJ. Em sua estante de trabalho é possível ver o reconhecimento de seus amigos e de instituições de prestígio, seja através de placas, certificados e fotos de solenidades. Sua determinação e talento são preponderantes na exibição das potencialidades e na articulação junto às universidades e instituições de ensino.
A trilogia de sucesso passa pela Folha Dirigida
O jornal Folha Dirigida, voltado às áreas de educação, concursos e mercado de trabalho, circula em todos os estados da Federação, sendo que, em 2014, alcançou a tiragem de dois milhões de exemplares mensais. O grupo também atua no mercado de livros e de material didático, tornando-se um catalisador do conhecimento público e privado.

Papo rápido nas bancas de jornais em todo o Brasil: “Amigo, eu quero a Folha Dirigida”
Hoje, a Folha Dirigida alcança cerca de 32 mil pontos de venda, em todo o território nacional. Somente no Rio circulam duas edições regulares por semana, em média com 24 páginas cada, além do Caderno de Educação e suplementos especiais. Na virada para os anos 2000, a Folha Dirigida decidiu ampliar seu foco de atuação ao criar sua versão online, que conta com quase 3,5 milhões de internautas fidelizados.