Unigranrio promove evento científico sobre Biomedicina Translacional

Assessor de imprensa da Unigranrio: Alberto Corona, Email: imprensa@unigranrio.com.br
Empreendedorismo e pesquisa formam o binômio do Programa de Pós-graduação em Biomedicina Translacional/ Biotrans, projeto inédito no Estado do Rio de Janeiro, reúne a Unigranrio, O Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e o Centro Universitário Estadual (UEZO). Este programa é voltado à pós-graduação de excelência e pesquisa nas áreas básica e aplicada, sendo um dos mais importantes desafios da ciência contemporânea. Nesta última semana, a Unigranrio promoveu o “VI workshop Biotrans Tecnologias em Pesquisa Translacional”, com conferências e apresentação de trabalhos muito significativos.
Os coordenadores do evento Emílio Francischetti, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unigranrio, e Adalberto Vieyra (UFRJ/Capes) também contaram com a eficiência da diretora do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da Unigranrio, Virgínia Genelhu. O encontro foi altamente positivo, em vários aspectos, a contar pelos temas escolhidos.
Pesquisas entre instituições particulares, estaduais e federais revelam diferentes linhas de pesquisa e avanços no campo da ciência.
A Diretora de Metrologia Aplicada a Ciências da Vida/Dimav/Inmetro, Ana Paula Roche Gadelha, deu palestra sobre “Triagem celular multiparamétrica e suas aplicações no diagnóstico e na pesquisa contemporânea”. Aproveitamos para ouvir seu depoimento sobre esta jornada científica. Veja o vídeo a seguir.
Jacqueline Silva Cardoso Lunz também foi destaque em pesquisa na área de odontologia.
O primeiro trabalho apresentado à banca examinadora foi “Estudo da citotoxidade de instrumentos endodônticos fabricados com ligas de Ni/TI e a influência da esterilização nas propriedades mecânicas”, pela mestranda Jacqueline Silva Cardoso Lunz. Teve como orientadores Leonardo da Cunha Boldrini Pereira e Victor Talarico Leal Vieira; e como avaliadores Ana Rosa Lopes Pereira Ribeiro e Emmanuel João Leal Nogueira da Silva.

O segundo projeto deste encontro foi apresentado pelo doutorando Rafael Luzes Pereira.

O segundo projeto “alterações nas ATpases transportadores de Na+ em células de túbulos proximais renais de ratos obesos: envolvimento de vias relacionadas à angiotensina II e à angiotensina –(3-4)?” foi apresentado pelo doutorando Rafael Luzes Pereira, com orientação dos avaliadores Adalberto Vieyra e Paulo André da Silva. Esse trabalho foi avaliado por Lucienne da Silva Lara e Humberto Muzi Filho.
Diretor a Unidade de Microscopia Avançada do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (Cenabio/UFRJ) promoveu conferência durante evento em Duque de Caxias.
Na parte da tarde, Kildare Rocha de Miranda, apresentou a conferência “Fronteiras da microscopia no século XXI: da ultraestrutura celular multidimensional à nanofisiologia de subcompartimentos celulares”. Ele, que trabalha no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ), é diretor da Unidade de Microscopia Avançada do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (Cenabio/UFRJ).

A terceira pesquisa foi apresentada pela doutoranda Aline Rodrigues de Mesquita Lorete.

O primeiro trabalho “Quimioterapia preliminar com uso de metalocomplexos contra Leishmania amazonensis” foi apresentado pela doutoranda Aline Rodrigues de Mesquita Lorete, que teve como orientadores Sérgio Henrique Seabra e Fábio da Silva de Azevedo Fortes. Celso Barbosa de Sant’Anna Filho e Eidy de Oliveira Santos foram os avaliadores desse tema.
O quarto trabalho científico contou com apresentação do doutorando Yuri Komatsu Damas Abud.

O segundo projeto “Avaliação do efeito de nanopartículas de cloreto de prata em microrganismos e células de mamíferos utilizando técnicas de microscopia” foi apresentado pelo doutorando Yuri Komatsu Damas Abud, tendo como orientador Celso Barbosa de Sant’Anna Filho. Leonardo da Cunha Boldrini Pereira e Karina Ribeiro da Silva Pereira foram os avaliadores.
A mestranda Nathália Lima Caldas encerrou o ciclo de projetos científicos desta jornada.
A jornada científica foi concluída com apresentação do projeto “Incorporação da uncária tomentosa em cimentos ortodônticos”, pela mestranda Nathália Lima Caldas, ex-aluna da Unigranrio, tendo como orientadores Emmanuel João Leal Nogueira da Silva e Plínio Mendes Senna. Henrique dos Santos Antunes e Wallace Pacienza Lima foram os avaliadores deste último trabalho científico. Veja a seguir o depoimento de Nathália, no vídeo a seguir.

Virgínia Genelhu faz um balanço sobre o Programa de Pós-graduação em Biomedicina Translacional/ Biotrans.

A diretora do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da Unigranrio, Virgínia Genelhu, ficou muito satisfeita com os trabalhos apresentados neste evento científico, além de pessoas ilustres do Cenabio, UERJ, UFRJ e Inmetro, onde ressalta a importância do Biotrans, que agrega responsabilidades acadêmicas e administrativos, com amplo diálogo entre área básica e pesquisadores clínicos. Ela ainda dá um recado importante sobre a Capes. Veja neste vídeo a seguir.