Seminário internacional discute desafios de pesquisa sobre Zika e microcefalia

Assessor de imprensa da Unigranrio: Alberto Corona, Email: imprensa@unigranrio.com.br
Nos dias 23 e 24 de novembro, a equipe do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação, formado pela Unigranrio, Inmetro e UEZO, realiza o primeiro “Seminário Internacional em Biomedicina Translacional”, que ocorrerá na Rua Prof. José de Souza Herdy, 1,160, bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias (RJ). Esse evento abrigará o ‘IV Workshop Biotrans e o Simpósio Zika e Microcefalia’. Casos dessa doença, associada ao vírus zika, e outros temas serão debatidos em alto nível, onde Rolf Mentlein, professor de Biologia Celular e Bioquímica do Instituto de Anatomia Christian-Albrechts (Universidade de Kiel/Alemanha), fará conferência de abertura (23/11), às 11h, sobre: Migração, metástase e mais: “Migração e metástase no câncer: o papel das quimiocinas e seus receptores”. Entrada franca. Informações:(21)2672-7743 e 2672-7867. www.unigranrio.br.
Instituições de referência participam deste Simpósio.
Pesquisadores das universidades UFRJ, Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Unigranrio, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN e Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (ID’Or) fazem parte deste cilco de estudos científicos, um dos mais significativos em todo o Brasil.
Sergian Vianna Cardozo, docente/pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Biomedicina Translacional (PPG Biotrans), fala sobre a importância do Seminário e seus aspectos mais relevantes.
Professores e cientistas de outras instituições analisarão projetos de doutorandos da Unigranrio.

Simpósio Zika e Microcefalia.
O Simpósio Zika e Microcefalia reunirá professores e pesquisadores que lideram projetos sobre os mecanismos de associação entre o vírus zika e as malformações neurológicas, e microcefalia, que podem ocorrer quando a infecção acomete grávidas nos dois primeiros trimestres da gestação. Os doutorandos da Unigranrio apresentarão seus projetos, apoiados por seus respectivos orientadores. Embora o caminho ainda seja longo até a descoberta que leve à criação de uma vacina capaz de combater ao principal vetor da doença, relatos importantes serão apresentados nestes dois dias de Seminário.
Surto de zika, já no próximo verão, faz acender a luz vermelha na área da saúde pública.
“As preocupações com um novo surto de zika, no próximo verão, e com os riscos de disseminação global se intensificaram a partir das evidências científicas de transmissão sexual e muco-cutânea do vírus zika”.
As preocupações com um novo surto de zika, no próximo verão, e com os riscos de disseminação global se intensificaram a partir das evidências científicas de transmissão sexual e muco-cutânea do vírus zika, afirma a cientista Virgínia Genelhu, diretora do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da Unigranrio. Pesquisadores em todo o Brasil trabalham intensamente na busca de soluções urgentes, porque já começaram a nascer bebês dessa segunda leva de zika, filhos de mulheres que contraíram o vírus no verão passado.

Surto de zika.
Virgínia Genelhu, diretora de Pesquisa e Iniciação Científica da Unigranrio, assegura que os projetos alinhados nesse Seminário comprovam a variedade no campo de estudos do Biotrans.
Segundo Virgínia Genelhu, “os projetos que serão apresentados nesse Seminário refletem a grande diversidade das linhas de pesquisa do Biotrans, que incluem mecanismos moleculares e celulares, e biomarcadores genéticos e epigenéticos, com foco na identificação precoce de situações clínicas”.

Virgínia Genelhu.
Fatores de riscos e doenças fazem parte de projetos de alunos de doutorado da Unigranrio.

Fatores de riscos e doenças.
Virgínia Genelhu completa seu raciocínio enumerando os temas de doenças que estão no bojo de estudos advindos de pesquisas de alunos do curso de doutorado: doenças neurodegenerativas, carcinogênese oral, Doença de Parkinson, doenças oncológicas, doenças virais, flavivírus transmitidos por insetos, com atenção especial às ações de vigilância e combate aos vetores, doenças que se associam aos fatores de risco cardiometabólico e polimorfismos de genes candidatos do sobrepeso, obesidade e diabetes mellitus tipo 2, além de doença infecciosa causada por bactéria presente no meio ambiente – Burkholderia cenocepacia e que pode acometer pacientes imunodeprimidos”.
Os projetos serão analisados criticamente por uma banca de avaliação em seus aspectos gerais e particulares, e com um olhar atento à abordagem translacional do conteúdo dos mesmos.
Veja a programação completa desse evento.
Simpósio Zika e Microcefalia
23 de novembro de 2016
9h – Virgínia Genelhu, diretora do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da Unigranrio, abre oficialmente o Seminário.
9h – Andréa Braga Moleri, doutoranda do Biotrans, apresenta o projeto: “Podem os miRNAs atuar na via de Socic Heldgehog no processo de carcinogênese oral?”.
Orientadores: professora Cláudia Maria Pereira e professor Vivaldo Moura Neto.
10h – Viviane Câmara Maniero, doutoranda do Biotrans, apresenta o projeto “Identificação de agentes de doenças transmissíveis ao homem em insetos vetores: inovando a vigilância”.
Orientadores: professora Cristiane da Cruz Lamas e professor Sergian Vianna Cardozo.
11h – Rolf Mentlein, professor de Biologia Celular e Bioquímica do Instituto de Anatomia Christian-Albrechts (Universidade de Kiel/Alemanha), fará conferência sobre o tema : “Migração e metástase no câncer: o papel das quimiocinas e seus receptores”.
O neurocientista Vivaldo Moura Neto (de renome internacional), é professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Biomedicina Translacional/Unigranrio.
Ele será o mediador dessa palestra. Vivaldo, que é um dos principais cientistas deste país na área de neurociências, é membro titular da Academia Brasileira de Ciência, orienta um número significativo de dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de projetos de pós-doutorado.
13h30m – Danielle Dutra Voigt, doutoranda do Biotrans, apresenta o projeto “Rastreamento e análise de mutações em genes associados ao desenvolvimento e na relação genótipo da Doença de Parkinson na população brasileira”.
Orientadores: professor Pedro Herman Cabello e professora Márcia Mattos Gonçalves Pimentel.
14h50m – Ivana Bogado Martinez, doutoranda do Biotrans, apresenta o projeto “Modulação da virulência de Burkholderia cenocepacia, em resposta a fatores ambientais do tecido pulmonar de pacientes com fibrose cística”.
Orientadora: professora Eidy de Oliveira Santos.
15h30m – Raísa da Silva Martins, doutoranda do Biotrans, apresenta o projeto “Rastreamento de polimorfismos em genes associados à obesidade de indivíduos da Baixada Fluminense”.
Orientadores: professores Pedro Herman Cabello e professor Rodrigo Soares de Moura Neto.
24 de novembro de 2016
O Simpósio também abordará as perspectivas quanto ao diagnóstico da infecção pelo vírus zika, as várias vias de transmissão do mesmo e a disponibilidade de vacina no curto prazo. Ressalte-se a qualidade da pesquisa dos envolvidos no programa do Simpósio, reconhecidos internacionalmente pela sua produção intelectual e respectivas parcerias.
8h30m – Abertura
Emílio Antonio Francischetti, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, da Unigranrio.
O principal vetor responsável pela transmissão de dengue, Aedes aegypti, é também o vetor para o vírus zika. No Brasil, os esforços despendidos em anos anteriores foram insuficientes para a prevenção da dengue, o que torna pouco provável o controle em curto prazo para zika, baseado nas estratégias de combate ao vetor. Embora grandes investimentos tenham sido aplicados em pesquisas para o desenvolvimento de vacinas, estas não estão ainda disponíveis para uso clínico.
Conferências
9h – Lavinia Schüler Faccini (UFRGS) apresenta a palestra
“O fenótipo da síndrome por infecção congênita por zika vírus”;
9h40m – Leila Maria Cardão Chimelli (IECPN) apresenta
“Espectro Neuropatológico na Infecção congênita pelo vírus zika”;
Moderadores:
Sergian Vianna Cardozo (Unigranrio) e
Vivaldo Moura Neto (Unigranrio).
10h40m – Cristiane da Cruz Lamas (Unigranrio) apresenta
“Transmissão sexual do zika vírus: implicações”;
11h10m – Stevens Kastrup Rehen (UFRJ / Instituto D’OR) apresenta
“Estudos sobre o vírus zika em modelos celulares humanos”;
11h40m – Patrícia Pestana Garcez (UFRJ) apresenta
“Estudo da Microcefalia Primária em modelos animais”
12h10m – Renato Santana de Aguiar (UFRJ) apresenta
“Fatores de risco associados ao desenvolvimento de microcefalia causada por zika”.
12h40m – Discussão dos Temas.
Créditos: Laboratório de Fotografias OGlobo.