Curso de Serviço Social da Unigranrio atua com educação e responsabilidade social

Assessor de imprensa da Unigranrio: Alberto Corona, Telefone: (21) 99308-5807, Email: imprensa@unigranrio.com.br
O curso de Serviço Social da Unigranrio é um dos mais importantes em todo o Brasil, porque alia teoria e muita prática nos cenários do entorno dessa universidade, onde há muitos ambientes propícios para o atendimento a comunidades de Duque de Caxias. O Laboratório Ensino, Extensão e Pesquisa, e Política Social em Serviço Social (LEEPPSS) conta com duas assistentes sociais, atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 20h, totalmente gratuito. Funciona na Rua Prof. José de Souza Herdy, 1.160, bairro 25 de Agosto (Bloco C).
Adriano Pereira Basilo de Oliveira, coordenador do curso Serviço Social da Unigranrio, fala sobre os objetivos de sua gestão.
No Brasil, onde a exclusão social é uma das muitas violências sofridas, com viés quase inimaginável, a universidade cumpre seu papel cidadão e em benefício dos menos favorecidos, unindo educação e responsabilidade social.
Os caminhos para o sucesso na área de Serviço Social estão por toda a parte.
Na Unigranrio, os alunos do curso Serviço Social cumprem estágio obrigatório em prática profissional, mas ainda há atendimento na Policlínica Duque de Caxias (PDC), localizada próxima à sede da Unigranrio, atendimentos diversos em programas de direitos humanos, com ênfase, também, ao Programa de Educação Inclusiva. “O assistente social atua majoritariamente em órgãos públicos e ONGs na luta por direitos, igualdade e justiça social, elaborando programas que viabilizem melhores condições de vida à população. Varas de Família, Núcleos de Apoio Psicossocial e Órgãos de Proteção são o habitat natural dos assistentes sociais. Muitos programas de proteção à criança e ao adolescente e em prol da defesa dos direitos de minorias são conquistas desses profissionais”, explica o coordenador do curso de Serviço Social da Unigranrio.

Curso de Serviço Social da Unigranrio tem estatísticas muito positivas para quem almeja vencer nessa profissão.

A maioria dos alunos formados em Serviço Social da Unigranrio trabalha de forma proporcional, nesta ordem a seguir: 44,3% atuam na política de assistência social de diversos municípios cariocas; 23% atuam na área de saúde; 11,4 atuam na educação superior como docentes; 10% atuam em empresas (RH, responsabilidade social e meio ambiente); 7,1% atuam em consultoria e assessoria; e 5% atuam em organizações da sociedade civil (ONGs). “Ainda na esfera pública pode assumir cargos de gestão implantando políticas de apoio à população. Ele está presente em escolas, hospitais e centros de assistência analisando situações de risco e conflito e buscando a melhor solução para o problema”, complementa o coordenador, Adriano Pereira Basilo de Oliveira.
O fortalecimento dos direitos e da cidadania.
Na Unigranrio, além da formação acadêmica, nota-se que há uma preocupação constante com a comunidade do entorno da universidade, conforme afirma o coordenador do curso de Serviço Social da Unigranrio. Esse curso contempla em seu projeto pedagógico a defesa das políticas públicas e dos direitos sociais, porque os muitos desafios que se apresentam ao longo de cada ano demandam a mobilização de diversos atores e também das esferas de governo, de uma maneira geral.
Serviço social: arma fundamental no fortalecimento da cidadania.
Nas unidades da Unigranrio, em Caxias, Magé e Nova Iguaçu, os alunos aprendem que o processo de resgate da autoestima da comunidade carente, o fortalecimento da cidadania e dos direitos daqueles que necessitam de programas sociais formam um tripé da sustentabilidade sobre responsabilidade social. Vemos que o nosso país anda na contramão dos direitos humanos mais básicos, porque não é concebível que os trabalhadores.