Copa e Olimpíadas viram pesquisa de turismo por cientistas da Unigranrio

Assessor de imprensa da Unigranrio: Alberto Corona, Email: imprensa@unigranrio.com.br
Deborah Zouain, professora do programa de Pós-Graduação em Administração da Unigranrio( PPGA) e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Turismo – que faz parte da base dos grupos de pesquisa do CNPq –, tem em mãos um estudo completo sobre o legado pós Copa do Mundo (2014) e Jogos Olímpicos (2016) na cidade do Rio de janeiro. Trata-se de uma pesquisa que aborda todo o turismo em seus diversos aspectos, onde parte dos residentes e turistas, domésticos e internacionais, percebe pontos positivos e negativos após a realização dessas competições. As obras de mobilidade urbana trouxeram benefícios aos cariocas, a exemplo das muitas obras, embora a população e turistas reclamem sobre falta de manutenção desse patrimônio. Conheça o site do Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio e o estudo completo desse projeto: https://nptunigranrio.wordpress.com.
Prós e contras sobre Copa do Mundo (2014) e Jogos Olímpicos (2016).
Deborah Zouain acredita que a população carioca tenha orgulho de o Rio de janeiro ter sediado estes dois megaeventos, com aumento da visitação de turistas estrangeiros, de novas oportunidades geradas na área esportiva e em outros setores produtivos, além da divulgação da cidade e expansão da rede hoteleira. Pontos negativos, segundo a pesquisa, passam pela crise econômica, corrupção, gastos desnecessários, falta de segurança, poluição da Baía da Guanabara, entre outros. Outra observação é que a mobilidade hoje é restrita à população de renda média e média alta da cidade. Isso restringe bastante os deslocamentos pelas linhas dos BRTs Transolímpica e Transcarioca, assim como a Linha 4 do Metrô e o VLT, no Centro do Rio.
Nova pesquisa de cientistas mira na formação de recursos humanos para área de turismo.
Deborah Zouain confirma que “a pesquisa foi financiada pela Faperj por meio da bolsa Cientista do Nosso Estado, realizada em conjunto com um grupo formado por Kaarina Virkki, Gabriela De Laurentis e Paola Lohmann. O Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio está fazendo um novo estudo sobre a formação de recursos humanos para a área de turismo, voltado para o mercado de trabalho, com foco em estruturas curriculares de cursos que atuam na formação de profissionais dessa área.
Deborah Zouain participou de seminário sobre turismo durante evento da Folha de São Paulo.

Deborah Zouain participou recentemente do seminário ‘Turismo e a internacionalização do Brasil”, durante evento promovido pela Folha de São Paulo, com presença do presidente da Embratur, Vinícius Lummerts. O encontro contou com a participação de especialistas de diversas áreas, onde foram discutidas as principais barreiras para o desenvolvimento do turismo, além da regulamentação do setor.