Alunos de Moda realizam evento que democratiza costumes e amplia direitos.

Assessor de imprensa da Unigranrio: Alberto Corona, Email: imprensa@unigranrio.com.br
O curso de Moda da Unigranrio fechou a temporada de 2015 com o evento “Unigranrio Fashion Day“, que levou às passarelas’ do auditório do campus Duque de Caxias diversos alunos e suas recentes criações customizadas, com foco em liberdade de expressão. Os alunos do último período do curso Design de Moda desenvolveram coleções sob os mais variados temas. Beto Neves, dono da Complexo B; Vanessa Rivera, Ana Paula Lemos e Daniele Fortuna, professoras do curso de Comunicação Social da Unigranrio, além de Vânia Mourão, professora de Moda da Unigranrio fizeram parte da comissão julgadora. A coordenação do desfile foi realizada pelo professor Eli Dias.

Uma Grande Mulher.
Modelos com alguns quilos a mais e outras surpresas arregalaram os olhos de uma plateia de 150 estudantes e convidados. Os estilistas sabem que não é mulher magra que enche os cofres dos lojistas hoje em dia. Estamos no Brasil e, como sabemos, não é só Roberto Carlos que faz elogio às gordinhas. A moda livre, despojada e sem preconceito foi um dos temas escolhidos para ser destaque entre os diversos looks. O desfile ‘Uma grande mulher’ deu margem a tecidos coloridos, inspirados em cardápios coloridos e muita leveza, com recortes valorizando silhuetas, pedrarias e aplicações de cetim, incluindo corações e outras novidades.
Apocalipse.
Essa proposta trouxe um tema que misturou as tendências do cristianismo com liberdade, fé e direitos humanos. A publicidade também foi inspirada nas manifestações em todo mundo, onde lágrimas e o sofrimento de um povo que busca a liberdade de expressão ganharam espaço nesse tema. Teologia, fogo e luz mesclaram tecidos e formas na pele de modelos que passaram pela passarela, com o rosto a demonstrar sentimentos, ora de felicidade, depressão, raiva, paz e de ódio.


Normal é ser diferente.
A aluna Cristiane Aguiar optou por incluir em seu desfile Síndrome de Down. Ela escolheu o tema ‘Normal é ser diferente’ para mostrar como crianças convivem muito bem em diversos cenários e ambientes, inclusive no mundo a moda. Na verdade, Cristiane afirma que “são pessoas normais, que podem ter muita qualidade de vida”. As cores das roupas exibidas eram alegres, já o desfile teve uma surpresa que foi muito aplaudida. Uma garota portadora de Síndrome de Down entrou na passarela acompanhada por uma modelo e roubou a cena com carisma, talento e muito potencial, para delírio da plateia.
Corpos livres.
Daniela Gonzo, outra aluna de Moda, procurou alinhar em seu trabalho desejos e valores sob o tema ‘Corpos Livres’. Nessa diversidade toda, Daniela criou looks para mulheres do Oriente Médio. ”Usei cores fortes e vibrantes para revelar o repúdio das mulheres e sua luta pelos direitos humanos”. Daniela exibiu seus modelos de maneira a exibir uma nova mulher, aquela que busca seus direitos efetivos, com muita ética, liberdade sem vitimização, mas contra a violência e o desrespeito que ainda persiste no mundo.

Sonhos.
O princípio básico da liberdade de expressão é assegurar ao indivíduo a manifestação de suas ideias por meio de linguagens oral, escrita, visual, artística ou qualquer outro meio de comunicação. O resultado desse evento foi uma apresentação lúdica, criativa e inovadora, que formou o mais novo time de designers de moda do Rio de Janeiro”.


Criatividade e bom gosto.
Os materiais utilizados pelos alunos mostraram como é possível inovar com tantas opções, como cotton, cetim, renda, tafetá, viscose, musseline, helanca light, crepe, shantung, guipir, entre outros. O mundo da moda fica ainda melhor com a chegada de novos estilistas, que atuarão na Baixada Fluminense, no Rio e em muitas outras cidades do Brasil e do mundo. Afinal, ninguém vai adiar sonhos que já se concretizam junto à sociedade de Duque de Caxias.
Uma estrela permanente das passarelas e dos bastidores do ensino acadêmico.
Rita Quintanilha, coordenadora do curso Design de Moda disse que nossos alunos estão prontos para começar 2016 com o pé direito, digo com as mãos e com todo o aprendizado acadêmico: “Basta deixar que nossos alunos se expressem e liberem a criatividade e técnica com bordados, pinturas, para que tudo brilhe na vida profissional de todos. A nossa banca examinadora, formada por professores e convidados, garantiu a excelência do desfile”, explica Rita.
