(21) 3219-4040 | Fale Conosco | Portal Unigranrio

Palestra de Jorge Nadal, professor da Universidade Politécnica da Catalunha, propõe projetos de inovação e intercâmbio de alunos a países europeus

Data: 28/05/2019 Por: admin

Palestra de Jorge Nadal, professor da Universidade Politécnica da Catalunha, propõe projetos de inovação e intercâmbio de alunos a países europeus

A palestra sobre Gestão de Projetos de Inovação, apresentada por Jorge Olivella Nadal, da Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha), no campus Lapa, foi muito importante, porque mostrou a necessidade da inovação nas empresas, sob a ótica de que as universidades devem desenvolver parcerias que promovam inovação no cenário nacional, além de  intercâmbios com universidades estrangeiras. Jorge Nadal proporcionou conferência para 60 professores, coordenadores de graduação e de cursos de pós-graduação da Unigranrio. O reitor Arody Herdy prestigiou esta cerimônia e ratificou a importância de parcerias com a Universidade Politécnica da Catalunha.

Jorge Nadal: “Fluxo sucessivo de ideias mantém viva a chama da cultura inovadora”

O professor Jorge Nadal ensina que há itens importantes como a escolha do curso de pós-graduação, que atenda às demandas de mercado com ferramentas essenciais como planejamento, objetivo, pesquisa, flexibilização e foco frequente, para que as inovações tornem-se reais. “O fluxo sucessivo de ideias mantém viva a chama da cultura inovadora”, explica Nadal.

Inovação e educação em sua multidimensionalidade.

Jorge Nadal realizou uma atividade dinâmica com os participantes, através de um aplicativo onde cada um interagia com frases que pudessem integrar funcionários em seu ambiente de trabalho. Sua palestra deu ênfase à quebra de paradigma, de forma a unir discentes, alunos e funcionários com base em inovação e educação, em sua multidimensionalidade. Segundo Jorge Nadal, “é muito importante participar de programas de pós-graduação e de transferência de tecnologia nas áreas da organização do trabalho”.

Nara Pires, pró-reitora de Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão da Unigranrio (Propex), é doutora em Engenharia de Produção com ênfase em Logística Empresarial (UFSC)

“A palestra do professor Jorge Nadal foi de suma importância para a Unigranrio, porque abordou sobre o processo de inovação que acontece na Europa, permitindo comparar e compreender melhor o ambiente brasileiro.  Com a internacionalização da pós-graduação, ampliamos cada vez mais nossa visão global, para contribuirmos com o desenvolvimento local”, afirma Nara Pires.

A professora Nara Pires agradece ao professor Jorge Nadal por sua excelente palestra e, simultaneamente, prepara intercâmbio de alunos a países europeus com intuito de proporcionar dupla certificação

 Nara Pires propiciará intercâmbio de alunos de lato sensu no exterior por meio do desenvolvimento de projetos com perfil inovador, para que sejam sensibilizados ao empreendedorismo. Nos últimos dez anos, temos assistido a uma série de iniciativas voltadas para o fomento da internacionalização do ensino superior. A dupla certificação oferece aos alunos valorização na academia e no mercado de trabalho. Segundo Nara Pires, a falta de interatividade com o resto do mundo é distinguida como um dos pontos mais fracos das instituições brasileiras.

O professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Unigranrio, Josir Simeone Gomes, que é doutor em Administração pela UFRJ, com pós-doutorado pela Universidade Carlos II de Madri, na Espanha, entrevistou Jorge Oliveira Nadal, da Universidade Politécnica da Catalunha. Veja o vídeo a seguir:

Angiberto Sabino de Freitas, professor da Unigranrio do mestrado em Administração, também gostou da palestra de Jorge Nadal

Angiberto Sabino de Freitas mostrou que não adianta a empresa ter apenas um discurso sobre inovação, mas que ela necessita criar uma cultura de inovação, pois a longevidade das organizações em um mercado competitivo depende de seu poder de estar inovando constantemente e se adequando às demandas do ambiente. “Nesse sentido, é muito importante que as empresas brasileiras percebam esse aspecto bem como as universidades e, ainda, busquem parcerias no sentido de estimular inovação no ambiente interno”.

Source: Feed de notícias Alumni
Palestra de Jorge Nadal, professor da Universidade Politécnica da Catalunha, propõe projetos de inovação e intercâmbio de alunos a países europeus