(21) 3219-4040 | Fale Conosco | Portal Unigranrio

Núcleo de Internacionalização da Unigranrio é passaporte para quem deseja ir além das fronteiras

Data: 21/02/2019 Por: admin

A Unigranrio segue o lema de “Ir além da sala de aula” e busca, por meio do Núcleo de Internacionalização da Unigranrio (NINT), ampliar a cooperação entre os povos, visando melhorar a qualidade de vida de todos através da educação.  O NINT, que está ligado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propep), dedica-se à promoção de ações internacionais nos campos do ensino, pesquisa e extensão, estabelecendo parcerias que possibilitem fomentar soluções às questões do nosso tempo.

Destacam-se dentre as atividades do NINT os programas de mobilidade discente (intercâmbios) e os convênios de cooperação internacional.

Veja o depoimento em vídeo da diretora do NINT, Cleonice Puggian, sobre o Núcleo de Internacionalização da Unigranrio. Ela é doutora em Educação pela Universidade de Cambridge (UK) e líder do Grupo de Pesquisa Educação, Natureza e Sociedade o/CNPq).

O NINT também gerencia o Programa Institucional de Mobilidade Estudantil

Uma das atividades do Núcleo é promover o intercâmbio como parte do processo de formação de discentes de todos os cursos de graduação, segundo Cleonice Puggian, diretora do NINT. Os estudantes recebem isenção de mensalidades, tanto da Unigranrio como de instituições conveniadas durante o período da mobilidade, que pode ser de curta duração (até três meses, a exemplo dos cursos de verão), ou longa duração (até seis meses, equivalente a um semestre letivo).

Outra parceria de sucesso é a do Santander Universidades

Esta parceria com o Santander oferece aos universitários de graduação oportunidade de participar do edital do Programa Top Espanha e do Programa de Bolsas Ibero-Americanas.  Esse banco custeia passagens aéreas até Madrid, translado para a cidade de Salamanca, hospedagem, alimentação e, ainda, o curso. O Programa de Bolsas Ibero-americanas concede aos alunos um auxílio no valor de €$ 3.000,00 (três mil euros), para apoiar período de até seis meses em uma universidade conveniada.

Como parte do programa de mobilidade, a Unigranrio também acolhe universitários de diversos países do mundo

Ainda em fevereiro, O NINT recebeu dois estudantes do Instituto Politécnico de Madrid, que cursarão um semestre no curso de Arquitetura e urbanismo da Unigranrio. “Nós mantemos um sistema de apoio mútuo entre estudantes que participam da mobilidade, com o programa de aprendizagem colaborativa para alunos estrangeiros que recebem apoio e orientação dos colegas brasileiros.

Unigranrio mantém novos acordos de cooperação internacional, gerenciamento de acordos existentes e inclusão de termos aditivos. Veja quais universidades estão conveniadas com o NINT:

Norwegian National Advisory Unit for Ageing and health (Unidade Consultiva Nacional Norueguesa sobre Envelhecimento e Saúde), International Business School São Paulo (Estados Unidos), Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal), Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal), Instituto Superior Técnico de Lisboa (Portugal), Universidade da Beira Interior (Portugal), Universidade de Lisboa (Portugal), Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Universidade do Algarve (Portugal), Universidade do Porto (Portugal) e Universidade Politécnica de Madrid (Espanha).

Serviços para estudantes de cursos de EaD

O Núcleo de Internacionalização (NINT) oferece aos alunos dos cursos de graduação a distância um levantamento personalizado das disciplinas on-line, ofertadas por instituições parceiras, que podem ser disponibilizadas também para os estudantes da Unigranrio.

Pós-graduação lato e stricto sensu

As ações de internacionalização se estendem ainda aos cursos de pós-graduação lato sensu, cujos alunos podem cursar uma disciplina ou módulo no exterior. Aos cursos de pós-graduação stricto sensu, são oferecidos apoio na consolidação de parceria entre grupos e laboratórios de pesquisa, mobilidade docente e discente, especialmente na forma de doutorados sanduíche.

Extensão

O NINT busca apoiar atividades extensionistas que estimulem a construção de uma identidade internacional para a universidade, sempre em conjunto com a Propep e a Prograd evidenciado o planejamento de ações que compreendam alunos estrangeiros em atividades voltadas a estudantes do ensino médio de escolas públicas do Programa de Iniciação à Docência e do Programa Institucional de Iniciação Científica para o Ensino Médio.

Informações

O Núcleo de Internacionalização localiza-se no primeiro andar do Bloco B, Campus Duque de Caxias. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Informações pelo e-mail nint@unigranrio.edu.br ou pelo telefone (21) 2672-7872.

Source: Feed de notícias Alumni
Núcleo de Internacionalização da Unigranrio é passaporte para quem deseja ir além das fronteiras