(21) 3219-4040 | Fale Conosco | Portal Unigranrio

Comissão Própria de Avaliação da Unigranrio completa 15 anos com foco na sustentabilidade dos cursos e projetos científicos

Data: 20/12/2018 Por: admin

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável por conduzir os processos de avaliação internos da Unigranrio, além de sistematizar e prestar as informações solicitadas, a exemplo da condução dos processos de avaliação interna dessa Instituição, solicitadas pelo Governo Federal, promoveu cerimônia de comemoração de seus 15 anos de atividades, com a presença do reitor Arody Herdy, de pró-reitores, professores e de todos os membros efetivos da CPA. Herbert Gomes Martins, presidente da CPA, fez retrospectiva dessa trajetória e, ainda, proporcionou lançamento do livro “Autoavaliação institucional: uma coletânea da CPA da Unigranrio, pela Editora Lumen Juris (262 páginas).

Veja o depoimento em vídeo de Herbert Gomes Martins, presidente da CPA, sobre o trabalho de sua equipe e metas para 2019.

A cerimônia ainda contou com homenagem da professora Maria Luíza de Souza Andrade, premiação dos cursos com maior quantidade de participantes na avaliação Institucional 2018 (veja as fotos dos homenageados ao final dessa reportagem).  A CPA foi criada em 2004 com objetivo de identificar potencialidades e manter aperfeiçoamento constante dessa universidade. A equipe da CPA está sempre vigilante na proposição de alternativas viáveis para a melhoria da qualidade da Unigranrio.

O dia a dia da Comissão Própria de Avaliação da Unigranrio

As tarefas da CPA compreendem discutir os sentidos das atividades e metas da instituição, identificar as causas de problemas e deficiências, fortalecer relações de colaboração entre os atores institucionais, aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional, arguir os sentidos das atividades e finalidades dessa universidade, fortalecer relações de cooperação, aquilatar a importância científica e social das atividades produzidas na Unigranrio, além de prestar contas à sociedade.

Herbert Gomes Martins discursa na cerimônia de comemoração dos 15 anos da CPA, onde destaca projetos de iniciação científica, dissertações e tese de doutorado

“Esta Comissão deve, segundo a lei, ter atuação autônoma em relação à IES e seus colegiados superiores, ser representativa, avaliar com transparência, justiça e no interesse prioritário da sociedade. A CPA teve o privilégio de ser integrada por alguns dos componentes do Núcleo, como as professoras Maria Luíza, Lúcia Inês Kronemberger e o próprio Lindonor Gaspar, que é homenageado com a criação do prêmio que leva seu nome. A CPA nasceu, cresceu, desenvolveu e deu frutos na forma de resultados inequívocos para IES, cujo inventário vem sendo realizado por meio de projetos de pesquisa e Iniciação científica, papers, dissertações e até uma tese de doutorado em construção”, explica Herbert Martins.

Avaliação que ultrapassa limites da aprendizagem

Com essa percepção e em conformidade com o que determina o Sistema Nacional de avaliação da Educação Superior (Sinaes), o papel da avaliação ultrapassa limites da aprendizagem e se estende às diversas políticas públicas, sobretudo as educacionais. A CPA é constituída por docentes, discentes, membros da comunidade e técnicos-administrativos.

Antônio Joaquim Coelho da Cunha, colaborador mais antigo da CPA, revela a evolução da Unigranrio nesses 48 anos. Veja o depoimento dele em vídeo.

O texto da professora Maria Luíza de Souza Andrade, lido pelo professor Sergian Vianna Cardozo, membro da CPA, comoveu a todos os presentes

“ A CPA deixa registrado nos anais da Unigranrio os 15 anos de sua existência, espaço de tempo em que pretendeu ser protagonista na construção de uma cultura avaliativa institucional e, orgulhosamente também se percebe, importante coadjuvante na vitoriosa nada da Unigranrio para se consolidar como uma das mais importantes universidades do Estado do Rio de Janeiro”.

Prêmio Professor Lindonor Gaspar de Siqueira

“A CPA deseja marcar esta data festiva com o Prêmio Professor Lindonor Gaspar de Siqueira, a ser entregue aos cursos que se destacaram neste ano, apresentando os maiores percentuais de adesão de alunos em suas categorias, com destaque para Graduação Presencial, Graduação a Distância, lato sensu e stricto sensu, nos níveis de mestrado e doutorado. Gaspar, como era mais conhecido, participou dos trabalhos da CPA desde a sua criação até quando o destino o tirou de nosso convívio. Apaixonado pela linguagem de cordel, escreveu alguns sobre temas variados. Ele foi graduado em Matemática e também teve seu mestrado pela UFF, mas apaixonado pelos números, foi especialista em Estatística.

Lindonor Gaspar de Siqueira: cientista que amava números e poesia de cordel

Na cidade de Duque de Caxias, Gaspar se estabeleceu, formou sua família e foi agraciado com o título de cidadão duquecaxiense. Trabalhou como professor da rede municipal desse município e, ainda, recebeu a Ordem do Mérito Educacional, da qual se orgulhava. Foi professor e coordenador do curso de licenciatura plena em Matemática e conselheiro do Consepe. Muitos passam pelas nossas vidas, mas alguns deixam lembranças positivas, contribuições importantes, marcas afetivas e saudades eternas. Assim foi o Gaspar, que agora se eterniza entre nós, dando nome a esse prêmio que pretendemos instituir anualmente como símbolo da política de promoção da cultura avaliativa da Unigranrio. Viva o Gaspar, viva a CPA, viva a Unigranrio”.

Reitor da Unigranrio, Arody Herdy, agradece e reconhece o excelente trabalho dos que atuaram e dos que colaboram com a CPA

“Desde os tempos da AFE, nós demos andamento ao trabalho voluntário dessa CPA, com objetivo de contribuir na melhoria de nossos indicadores. Muitos foram os colaboradores, mas sei que objetivos importantes foram alcançados a partir do esforço de todos vocês. Mesmo que o MEC resolva, num futuro, acabar com este processo de avaliação, nós continuaremos com a nossa CPA. Agradeço a todos que já colaboraram, mas também a vocês que nos prestigiam com esse excelente trabalho”.

Source: Feed de notícias Alumni
Comissão Própria de Avaliação da Unigranrio completa 15 anos com foco na sustentabilidade dos cursos e projetos científicos