ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS A VAGA DO PROUNI 2014/1
O candidato à bolsa PROUNI selecionado para a UNIGRANRIO deverá comparecer para entrega de documentos no Atendimento do campus/unidade ao qual foi selecionado. Horário de atendimento das 8h30min às 17h. No campus I (Duque de Caxias), o atendimento será na sala 209 do bloco A, somente a candidatos do Polo Sede.
Para facilitar a comprovação de informações, siga o seguinte roteiro:
 
1. Separar toda a documentação necessária (originais e cópias), e apresentar na ordem da lista de documentos abaixo. Sendo necessário, utilize os modelos de declarações abaixo.
 
ATENÇÃO: Não serão aceitos documentos incompletos ou ilegíveis; na falta de qualquer documento o processo não será aceito; não recortar as cópias.
 
- Ao aluno que cursou o ensino médio na rede privada, é necessário que solicite junto à escola declaração informando que foi bolsista integral em todos os anos matriculados na rede (informar os anos do ensino médio em que obteve o benefício) 
 
Resultado Remanescente 21/03/2014 - PROUNI 2014/1
 
 
A assinatura do termo de concessão de bolsa será nos dias 24 e 25/03/14, no horário das 8h30 às 16h30 no Atendimento do campus de inscrição do candidato. Aos candidatos da unidade Colégio Casimiro de Abreu, o atendimento se dará a partir das 12h, sendo que os candidatos ao curso de Tecnologia em Recursos Humanos (manhã) deverão assinar o termo no Polo Sede. Para que sua matrícula seja concluída é necessário seguir as orientações do arquivo Informações Prouni  REMANESCENTE 2014-1 - 21-03-14. Porém, estamos orientando que faça o trancamento de matrícula devido à perda de conteúdo das aulas já ministradas.
 
Os candidatos Prouni 1ª e 2ª CHAMADA e Lista de Espera 2014-1 que não assinaram termo de concessão de bolsa deverão assinar no mesmo período.
 
 
 
 
Remanescente PROUNI 2014/1
 
 
O horário de atendimento aos candidatos à vaga remanescente PROUNI 2014/1 será das 8h30 às 15h, de segunda a sexta-feira, no Atendimento do campus de inscrição do candidato. Para os candidatos da unidade Colégio Casimiro de Abreu, o atendimento se dará a partir das 12h até as 15h, sendo que os candidatos ao curso de Tecnologia em Recursos Humanos (manhã) deverão comparecer ao Polo Sede.
 
 
Resultado Lista de Espera PROUNI 2014-1
 
 
A assinatura do termo de concessão de bolsa será entre os dias 11 e 12/03/14 no horário de 8:30h às 16:30h no campus de inscrição do candidato. Para os candidatos do Polo Sede (Duque de Caxias, campus I), o atendimento será no Laboratório de Informática do bloco A, 4º andar. Aos candidatos da unidade Colégio Casimiro de Abreu, o atendimento se dará a partir das 12h, sendo que os candidatos ao curso de Tecnologia em Recursos Humanos (manhã) deverão assinar o termo no Polo Sede. Para que sua matrícula seja concluída é necessário seguir as orientações do arquivo Informações Prouni  LISTA DE ESPERA 2014-1. Caso o candidato entregou documento e o nome não constar no resultado da Lista de Espera significa que a vaga foi preenchida.
 
 
Os candidatos Prouni 1ª e  2ª CHAMADA 2014-1 que não assinaram termo de concessão de bolsa deverão assinar no mesmo período e horário da Lista de Espera.
 
Download:
 
 
 
 
​ 
Resultado Candidatos PROUNI 2ª chamada 2014-1
 
 
A assinatura do termo de concessão da bolsa será entre os dias 17 e 18/02/2014, no horário das 8h30 às 16h30 no campus de inscrição do candidato. Para os candidatos do Polo Sede (Duque de Caxias, campus I), o atendimento será no Laboratório de Informática do bloco A, 4º andar. Aos candidatos da unidade Colégio Casimiro de Abreu, o atendimento se dará a partir das 12h, sendo que os candidatos ao curso de Tecnologia em Recursos Humanos (manhã) deverão assinar o termo no Polo Sede. Para que sua matrícula seja concluída é necessário seguir as orientações do arquivo Resultado Candidatos PROUNI 2ª chamada 2014-1.
 
Os candidatos Prouni 1ª CHAMADA 2014-1 que não assinaram termo de concessão de bolsa poderão assinar no mesmo período e horário da 2ª CHAMADA. 
 
Download:
 
.
 
 
 
2. Preencher a ficha auxiliar de análise (documento imprescindível).
 
 
 
 
3. Preencher e reconhecer firma da Declaração de Renda Bruta Per capita.
 
 
 
 
4. Acompanhar no site do MEC (www.mec.gov.br), a relação de classificados e o cronograma de comparecimento no Campus/ Unidade com todos os documentos solicitados.
 
5. Todos os candidatos pré-selecionados e com informações comprovadas serão cadastrados em nosso sistema de acordo com a ordem de comparecimento.
 
6. O resultado da análise da documentação será disponibilizado no site da UNIGRANRIO.
 
Os aprovados deverão comparecer na instituição dentro do cronograma disponibilizado para efetivação da matrícula e assinatura do Termo de Concessão da Bolsa de Estudos.
 
Os reprovados deverão comparecer na instituição dentro do cronograma também disponibilizado para assinatura do termo de reprovação e posterior esclarecimento.
 
OBS.: Os candidatos pré-selecionados para cursos nos quais não houver formação de turma no período letivo inicial serão reprovados e não terão direito à bolsa de estudos.
 
O aluno que já possui Bolsa ProUni deverá providenciar o Termo de Cancelamento/Desistência da outra Instituição e apresentá-lo junto com a documentação.
 
 
LEGISLAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO
 
CRONOGRAMA PROUNI – 2014/1
 
ETAPA
PERÍODO
PROCEDIMENTOS
Inscrição (MEC)
13/01/2014
17/01/2014
CANDIDATO
1ª CHAMADA
Resultado dos candidatos pré-selecionados
20/01/2014
MEC
Comprovação das informações (Documentação)
20/01/2014
24/01/2014
CANDIDATO
2ª CHAMADA
Resultado dos candidatos pré-selecionados
03/02/2014
MEC
Comprovação das informações (Documentação)
03/02/2014
06/02/2014
CANDIDATO
LISTA DE ESPERA
Participar da lista
13/02/2014
14/02/2014
CANDIDATO x MEC
Divulgação do resultado
17/02/2014
MEC
Convocação dos candidatos
17/02/2014
UNIGRANRIO
Comprovação das informações
19/02/2014
20/02/2014
CANDIDATO X UNIGRANRIO
 
 
* Posteriormente informaremos o calendário de matrícula para comparecimento dos candidatos aprovados.
 ​
Candidatos 1ª Chamada PROUNI 2014-1
 
 
*Candidatos da unidade Casimiro de Abreu para Gestão de Recursos Humanos / Manhã deverão entregar documentos no Polo Sede (Duque de Caxias).
 

AOS BOLSISTAS

    PROCEDIMENTOS PARA SUSPENSÃO/ REATIVAÇÃO DA BOLSA
      • SUSPENSÃO/ TRANCAMENTO
      • O bolsista que necessitar suspender sua bolsa de estudos, deverá fazer a solicitação através da secretaria online do Setor de Bolsas e Benefícios. Após o bolsista deverá comparecer ao Atendimento único do seu Campus para assinatura do Termo de Suspensão da bolsa. Informamos que o aluno poderá permanecer trancado por apenas 4 semestres.
      • DESTRANCAMENTO DE MATRICULA
      • O bolsista que dentro dos prazos estabelecidos pela UNIGRANRIO, desejar retomar a vida acadêmica, deverá preencher requerimento através da secretaria online do Setor de Bolsas e Benefícios, solicitando o destrancamento da matricula e conseqüentemente da bolsa de estudos. O bolsista deverá comparecer no Atendimento Único do seu Campus para assinatura do Termo de Atualização da bolsa de estudos.
      • PROCEDIMENTO PARA TRANFERÊNCIA DE TURNO
      • O bolsista que solicitar o pedido deverá preencher requerimento, através da secretaria online do Setor de Bolsas e Benefícios da UNIGRANRIO, sabendo que o pedido será analisado pelo Coordenador do PROUNI, onde a prioridade para transferência de turno é dada aos bolsistas que tenham como motivo mudança de horário de trabalho, com apresentação de declaração fornecida pelo empregador, deixando claro que deverá haver vaga disponível para transferência.
      • MANUTENÇÃO DAS BOLSAS DO PROUNI
      • Semestralmente é feita a manutenção da situação do aluno bolsista, onde o MEC juntamente com a Instituição de ensino solicita o comparecimento do bolsista para assinar o termo de manutenção da concessão da bolsa de estudos. Porém, a UNIGRANRIO solicita que o aluno mantenha seu cadastro no sistema institucional ATUALIZADO, pois os alunos são convocados para comparecimento através de e-mail, respeitando cronograma da UNIGRANRIO. O não comparecimento poderá acarretar no cancelamento retroativo ao início do semestre em vigor.

      7. SUPERVISÃO DO PROUNI

        O processo de supervisão do PROUNI é uma atividade permanente, onde o objetivo é verificar a situação cadastral dos estudantes e instituição ensino superior.
        O encerramento das bolsas é definido após o cruzamento dos dados PROUNI com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), com o Serviço Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e com a Plataforma Integrada para Gestão das IFES (Pingifes). Portanto, os bolsistas que após o cruzamento de informações com os cadastros oficiais, não atenderem aos critérios exigidos pela legislação do programa, serão convocados a prestar esclarecimentos junto a Instituição de Ensino dentro do prazo determinado pelo MEC. O não comparecimento acarretará na desvinculação do bolsista do programa. Tanto o bolsista quanto os componentes do grupo familiar passam pelo cruzamento dos dados PROUNI.
        Mais uma vez destacamos a importância da atualização dos dados pessoais dos bolsistas junto à Instituição, no intuito de agilizar o contato do coordenador do PROUNI nesses casos.
         
        Ofício Circular do PROUNI
          Para cumprimento das exigências listadas pela Supervisão do MEC, os alunos bolsistas da UNIGRANRIO serão comunicados por correspondência — e-mail ou carta.
                  
                   Cronograma Manutenção PROUNI 2013/1
                   ProUni - (Programa Universidade para Todos) — LEI N. 11.096, em 13 de janeiro de 2005
         
        O ProUni — Programa Universidade para Todos - concede bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de graduação. Para poder inscrever-se no ProUni o candidato precisa.
        • ter cursado o ensino médio em escola pública ou ter cursado o ensino médio na rede privada com bolsa integral da própria escola em todos os anos do ensino médio;
        • ter renda per capita familiar máxima de 1 salário mínimo e meio (integral) e até 3 salários mínimos (parcial);
        • ter prestado o ENEM e obtido no mínimo 450 pontos.
         
        A seleção para o ProUni é informatizada e impessoal. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no ENEM — Exame Nacional do Ensino Médio — A instituição de ensino confere as informações prestadas na inscrição assim como os documentos apresentados na Coordenação do PROUNI junto a UNIGRANRIO.
        Cabe destacar que a UNIGRANRIO oferece somente bolsa integral
        Inscrições www.mec.gov.br
        Perguntas Freqüentes: